Professor orientador: Giselly Alves Martins
Professores cursistas: Catarina Ishibaro, Cenira, Emanuelle, Fernando, Halina, Márcia Regina, Marcos Cunha, Michele, Silvia Lipski e Telma.
Para nos aproximar dos nossos alunos, conhecer um pouco mais à sua realidade e as expectativas dos mesmos, sem invadir sua privacidade, realizamos a seguinte atividade, da qual participaram também os professores participantes do Pacto do Ensino Médio Nacional, para mediarmos a percepção de realidade dos dois sujeitos.
Idade:
Aluno ( ) Professor ( )
Defina em uma palavra:
JUVENTUDE
ESCOLA
SOCIEDADE
FAMÍLIA
AMIGO
TECNOLOGIA
CONHECIMENTO
CIDADANIA
SEXO
CORPO
AMOR
RELIGIÃO
DEUS
MÚSICA
SONHO
FUTURO
PROFESSOR
DROGAS
VIOLÊNCIA
EU
Além dessa atividade, foi escrita também a nossa carta aos alunos da EJA que estão no Ensino Médio, que ficou assim:
Meus queridos alunos...
É com grande satisfação que venho através desta me dirigir á vocês.
Você sabia que me preocupo com você? Percebo que apesar da convivência, sinto uma certa distância entre nós e percebo a necessidade de uma interação maior.
Percebo que conheço muito menos do que deveria mas, o pouco que sei será a base dessa nossa conversa.
Sei por exemplo, de sua curiosidade e desejo de saber das coisas.
Mas sei também que já sabe muita coisa. Admiro sua coragem em voltar a estudar e sua força de vontade em persistir.
Quero entender melhor seus desejos, seus medos, seus anseios e aquilo que espera da escola e de mim.
Então vamos lá... Quem é você? Com quem você mora? O que você almeja? O que é a escola pra você? O que mudou depois que você voltou para a escola? O que você espera dos professores? O que vai acontecer depois da escola? Qual contribuição você pode deixar para a escola? Qual o seu relacionamento com os professores e colegas?
Faça a sua carta resposta com os seus questionamentos, e nós professores estaremos mantendo o diálogo com você.
E para os alunos do Ensino Médio regular será pedido a elaboração de um vídeo com as seguintes perguntas norteadoras: Como eu me vejo? Como meus amigos me vêem? Como eu gostaria de ser? Por que estou cursando o EM? Com quem eu moro? Em minha casa falta/sobra...? O que o Colégio Estadual 29 de Abril significa pra você? Quais mudanças a escola proporcionou à você? Qual modelo de escola seria atrativo pra você? Como são seus professores? Cite qualidades e defeitos deles. Como é o seu relacionamento no ambiente escolar? Nele o aluno poderá identificar-se ou não, usar recursos para alterar a voz etc caso não queira se expôr.
Com esses trabalhos além de nos aproximar dos alunos esperamos conhecer um pouco mais a realidade deles.