Professora Orientadora: Giselly Alves Martins
Professores Cursistas: Catarina Ishibaro da Silva Matos; Cenira Maria de Lima; Fernando Pereira Lima; Emanuelle Mandu; Michele Strassburger; Silvia Lipski; Telma Cavalheiro de Bonfim.
Etapa 2 Caderno 3
Reflexão e ação 1
A) Pode-se observar claramente que as atividades apresentadas relacionam-se com a análise da reação de agressividade desencadeada pela cor da espécie em estudo, diante de uma ameaça na disputa pela fêmea.
É um trabalhoa de observação, direcionado à uma experiência pronta, uma atividade de reprodução. Cabe ressaltar que "a ciência é um processo e não apenas um produto acumulado em forma de teorias ou modelos, e é necessário levar para os alunos esse caráter dinâmico e perecedouro dos saberes científicos" (Duchsh,1994).
B) A avaliação é um recurso valioso no processo de ensino aprendizagem, porém a avaliação de conteúdos prontos, a qual induz a "decoreba" de nomes e termos que não fazem parte do cotidiano do aluno, culminam no não aprendizado da ciência.
Para utilizar avaliações adequadas, devemos primeiramente utilizar metodologias adequadas, que permitam que a ciência ensinada na escola faça sentido na vida do aluno.
C) "A perda de sentido do conhecimento científico não só limita sua utilidade ou aplicabilidade por parte dos alunos, mas também seu interesse ou relevância. De fato, como consequência do ensino recebido os alunos adotam atitudes inadequadas ou mesmo incompatíveis com os próprios fins da ciência, que se traduzem sobretudo em uma falta de motivação ou interesse pela aprendizagem desta disciplina, além de uma escassa valorização de seus saberes, uma vez que, como mostravam Giordan e De Vecchi (1987), muitas vezes tendem a creditar em formas de conhecimento que são muito pouco compatíveis com o discurso científico" (Pozo e Crespo, 2009,p.17).
2) " A proposta de trabalhar questões de relevância social na perspectiva transversal aponta para o compromisso a ser partilhado por professores de todas as áreas, uma vez que é preciso enfrentar os constantes desafios de uma sociedade, que se transforma e exige continuamente dos cidadãos a tomada de decisões, em meio a uma complexidade social crescente. Uma vez que o conhecimento não se desenvolve a margem de variáveis afetivas e sociais, a capacidade de reflexão crítica é forjada durante o processo de ensino aprendizagem, ao lado da convivência social" (Brasil, 1998, p. 50).
Instigar os alunos à curisidade através de observações, análise e reflexão sobre os fenômenos, despertará o interesse e efetivará a concretude da disciplina e sua aplicabilidade na vida fora dos muros da escola.
Reflexão e ação 3
Por Que Guaratuba Não Produz Energia?
Público alvo: alunos do ensino médio, especialmente do 3º Ano.
Justificativa: diante da atual crise de energia, é importante discutir dentro da escola os atuais modelos de consumo e produção de energia, além de entender como as matrizes energéticas podem afetar o meio-ambiente.
Objetivos:
• Entender os processos de produção de energia e suas especificidades;
• Conhecer as características geográficas e sociais do município e da região;
• Conscientizar os alunos e a população em geral sobre as dificuldades para se produzir energia e a necessidade de economia.
Sequência de atividades:
• Levantamento do consumo de energia nas residências dos alunos, através de uma análise das contas de energia elétrica.
• Pesquisa sobre as fontes de energia existentes na região onde localiza-se o município de Guaratuba e no Brasil.
• Pesquisas sobre as formas de produção de energia disponíveis de acordo com a tecnologia atual, indicando as condições em que tais podem ser utilizadas.
• Divisão dos alunos em grupos, cada um devendo pesquisar quais das matrizes energéticas discutidas no item anterior poderiam ou não ser implantadas na região do nosso município e indicando o porquê da possibilidade ou não de tal implantação.
• Realização de um simpósio onde os alunos irão expor os materiais produzidos na pesquisa e realizar uma exposição oral sobre os resultados e conclusões do trabalho.
• Exposição dos resultados da pesquisa fora do ambiente escolar. Como sugestão, pode ser pedido um tempo dentro da sessão da câmara de vereadores para os alunos apresentarem suas conclusões como forma de levar à sociedade uma discussão sobre o aproveitamento do potencial energético da região.