COLÉGIO AYRTON SENNA DA SILVA - NRE - TOLEDO - A produção agroindustrial e a relação ambiental. O desenvolvimento do setor de produção agroindustrial baseada na transformação animal e vegetal movimenta os diferentes espaços econômicos e sociais de Toledo

Orientadora: Neiva Aparecida Santos

Cursistas: Tamara Luz de Souza Giovanoni, Elizete Rosa Astori, Adilson Antonio dos Santos, Rosangela Vieira, Wilson Eger, Hélio Luchini, Maria Célia Ormeneze

Reflexão e ação caderno 4 questão 3

1. Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.

A produção agroindustrial e a relação ambiental.
O desenvolvimento do setor de produção agroindustrial baseada na transformação animal e vegetal movimenta os diferentes espaços econômicos e sociais de Toledo e principalmente no entorno de nossa escola mas, nem tudo é positivo.

Conjunto de questões que servem à seleção de conteúdo; ou seja, à seleção de conhecimentos necessários para resolver a problematização.

a) Que relações são possíveis de estabelecer entre esse desenvolvimento e suas consequências? (Sociologia, biologia, matemática, química, Língua Portuguesa, entre outros.)
b) Como e quando esse segmento de produção se estabeleceu e consolidou no município? (Levantamento histórico e geográfico, entre outros)
c) Que tipo de tecnologias são utilizadas nessa produção? (Física, química, biologia, sociologia, matemática, entre outros)
d) De que forma a poluição causada pelos dejetos e gases influenciam na fauna e flora no rio Toledo e região? (Biologia, química, geografia, sociologia, entre outros)
e) Como as relações de trabalho estabelecidas no processo produtivo consideram as diferentes organizações produtivas do capitalismo e a sociedade? (Sociologia, geografia, história, filosofia, Língua Portuguesa. Língua Inglesa, matemática, ed. Física, entre outros)
f) Existem organizações sindicais responsáveis pelos interesses da classe operária? (Sociologia, Filosofia, Filosofia, ed. Física, entre outros)

2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão do(s) objeto(s) estudado(s) nas múltiplas perspectivas em que foi problematizado.
Na sociedade de hoje, entretanto, predominam riscos de outra ordem – são aqueles produzidos ou intensificados pela própria humanidade. Isso significa que esses riscos estão ligados à forma como nosso conhecimento aplicado em técnicas e tecnologias se relaciona com a natureza. Em outras palavras, uma grande ameaça contra a vida humana no planeta Terra resulta da maneira como empreendemos o desenvolvimento econômico, social, político, cultural, e o modo como nos organizamos para garantir nossa sobrevivência. Em nossa trajetória de ocupação da Terra, transformamos e temos transformado a natureza. Mesmo antes da industrialização e da sociedade capitalista, as ações humanas provocaram mudanças ambientais, porém em ritmo mais lento.
A partir do século XX, com a produção e o consumo em massa característica do sistema for- dista – que implicou padronização e produção em larga escala a preços competitivos –, as mudanças no ambiente se aceleraram e se intensificaram, por causa da exploração intensiva de recursos naturais. Como consequência, em frequência e velocidade nunca vistas, espécies da flora e da fauna foram extintas ou postas em risco, reservas de recursos minerais começaram a se esgotar e o solo e o subsolo foram degradados.

3. Seleção integrada dos conteúdos de ensino. Teorias e conceitos aqui explicitados constituem os conhecimentos necessários para resolver a problematização e, assim, estruturar os conteúdos de ensino selecionados.
Localizar as teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência (áreas do conhecimento, disciplinas científicas).
• O Materialismo Histórico e Materialista Dialética (Marx) que faz uma crítica bem consistente do modo de produção capitalista. (Ciências Humanas e suas tecnologias)
• Relativismo Cultural, que procura desnaturalizar a sociedade em que vivem, percebendo que a mesma é uma construção social e apresentem postura crítica frente a realidade. (Ciências Humanas e suas Tecnologias).
• Liberalismo x comunismo, Bem Estar Social x Neoliberalismo.
• Funcionalista (Durkheim), Compreensiva (Weber).
• Indústria Cultural, Escola de Frankfurt.
• Evolucionismo biológico – Darwin
• Produção alimentícia – Pasteur
• Ecologia –
• Embriologia –
• Histologia –
• Fisiologia.
• Anatomia humana e animal.
• Genética – Mendel
• Números e álgebra.
• Geometria.
• Tratamento da informação.
• Logística.
• Estatística.
• Relatividade.
• Leis de Newton.
• Discurso como prática social.
Identifica-se, assim, a raiz epistemológica desses conhecimentos, de modo que os componentes curriculares adquiram sentido e propósito no currículo em vez de reproduzirem as orientações de livros ou manuais didáticos. 
4. Identificar relações dessas teorias e conceitos com outros do mesmo campo (disciplinaridade).
Ao explorarmos as relações do ser humano com o meio ambiente vimos que elas podem muitas vezes ser nocivas, em especial na sociedade contemporânea. Neste projeto interdisciplinar, vamos utilizar conhecimentos das Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagem e suas Tecnologias, Ciências da Matemática e suas Tecnologias.

5. Identificar com outros conceitos de campos distintos (interdisciplinaridade)
No geral o quadro de teorias e conceitos próprios de cada área do conhecimento se entrelaçam e formam relações interdisciplinares quando o conhecimento em questão passa a possibilitar a aproximação das dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes no processo de produção Agroindustrial e a relação ambiental de Toledo.
A proposta visa anteder a um dos anseios para que o ensino médio se torne mais atrativo e aplicável a realidade sociocultural e econômica de nossos alunos.