Colégio Antonio José Reis - PACTO-Etapa II - Relato Final

No âmbito da formação continuada do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, Etapa II, iniciou-se refletindo alguns aspectos relevantes da organização do trabalho pedagógico da escola, onde destacamos a participação dos professores, equipe pedagógica e direção nesse contexto, no sentido de planejar a vida escolar, de maneira coletiva, nas suas dimensões educacionais, políticas e sociais, bem como, caracterizar a escola como um espaço educativo aberto aos interesses da comunidade escolar.

Por meio de estudos, reflexões, discussões e ações, propostas pelo material, nos envolvemos nos desafios metodológicos na proposta curricular do Ensino Médio, e nas fragilidades que acompanham esse nível de ensino, buscando instrumentos que possam potencializar a nossa ação pedagógica. Nesse sentido, os cadernos trouxeram elementos importantes para direcionar as discussões, com fundamentações tanto teóricas  quanto práticas, permitindo encarar  o desafio de construirmos uma escola com “ gente de verdade”. Reafirmamos, aqui, a importância das discussões referentes às identidades dos jovens de hoje.

Partimos da nossa realidade, perpassarmos pelas discussões sobre a articulação entre os saberes das diferentes áreas do conhecimento, compreensões que foram esclarecendo o que é disciplinar e o que é interdisciplinar.  Assim, as Ciências Humanas, com alguns procedimentos que a particularizam, as tornam ciências reflexivas, focadas no sujeito e na sociedade que, por meio de processos investigativos ou perspectivas  conduzem o estudo através da desnaturalização, estranhamento e sensibilização de situações. As Ciências da Natureza, com o mundo natural e sua transformação, dentro da perspectiva ciência- tecnologia – sociedade em suas múltiplas influências.  Linguagem, enfocando nas representações de mundo, incorporam os mais diversos modos de expressões e performances artísticas e literárias, manifestações de movimento corporal e gestual e vivências de interpretação e construção de sentidos. A Matemática auxiliando na resolução de problemas desde os mais simples do dia a dia até as mais complexas situações. O desenvolvimento do raciocínio matemático auxiliando no bom desempenho do aluno em outras áreas de ensino,  como é o caso dos pensamentos dedutivo, não-determinístico, lógico-dedutivo e geométrico-espacial.

Nesse contexto, podemos destacar que esse foi um espaço importante para conhecermos e valorizarmos os objetos de estudos das outras áreas de conhecimento, em que momento as disciplinas se aproximam e quando precisam se aprofundarem em suas especificidades, compreensões valiosas no desafio de construirmos um ensino voltado para o trabalho, cultura, ciência e tecnologia, tendo como princípio educativo o trabalho e como princípio pedagógico a pesquisa, objetivando o melhor atendimento aos alunos do Ensino Médio.

As dificuldades não foram tão importantes frente aos avanços, as conquistas, pois procuramos dar conta de nosso trabalho com os instrumentos que possuímos, estudamos, questionamos, buscamos, investigamos, discutimos, propomos práticas, percebemos jogos de interesses  nas políticas públicas, dentre outros. E, ainda, apesar das discussões nos cadernos focarem no campo pedagógico não perpassando pela questão estrutural e organizacional da escola que, sabemos, estão além da reformulação curricular, materializamos conhecimentos, isso é altamente positivo, porém, como as políticas estão articuladas,  o desafio continua pela melhoria da qualidade de ensino, atrelada a melhoria da estrutura física e financeira da escola, bem como, de condições de trabalho para os professores, pois somos cientes de que ensinar e, ensinar com qualidade, é a nossa função. Destacamos a importância da formação continuada dos professores provocando mudanças e inovações nas ações pedagógicas com profissionais competentes, capazes de analisar, refletir, planejar e agir sob todos os aspectos que permeiam o universo escolar, a luz de uma fundamentação teórica condizente e consistente. Portanto, reivindicamos a continuidade dessa forma de capacitação e que se estenda a todos os professores que atuam na instituição de ensino.

Texto produzido coletivamente pelos componentes desse grupo de estudos. 21/11/2015