p { margin-bottom: 0.21cm; }
Colégio Almiro Sartori
Caderno Temático V
Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sergio Monteiro.
Reflexão e Ação
Gestão democrática na escola.
Atualmente a gestão democrática está intensamente comprometida por conta de ações governamentais que excluem a participação democrática, pois o que é decidido democraticamente pelos professores e comunidade não é acatado pelo poder público estadual. A última palavra é sempre do Estado. Para que a atuação democrática na escola seja realmente implementada é preciso que as decisões da comunidade escolar sejam respeitadas e não sejam “jogadas” para escanteio sob pretextos unicamente partidários. O Governo de estado tem tomado atitudes anti democráticas com suas políticas educacionais, impondo normas de forma unilateral que geralmente vão na direção contrária daquelas propostas pelo conselho escolar, grêmios estudantis, sindicato dos educadores, universidades, L.D.B., etc. O governo sempre impediu a real implementação de uma gestão democrática de fato. Para que a situação mude se faz necessário atribuir poder ás entidades legalmente formadas no seio da escola e é preciso respeitar as decisões e dar reais condições para a escola implantar as medidas que foram democraticamente elencadas, caso contrário, os órgãos colegiados serão uma mera peça decorativa.