Colégio Estadual Almiro Sartori – Foz do Iguaçu
Etapa II – Caderno IV
Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.
Reflexão e Ação
Linguagens
A linguagem humana não pode ser entendido apenas sobre o aspecto da escrita e da gramática, do contrário, a linguagem é bem mais abrangente e envolve signos, sinais, entonações e expressões fonéticas e corpóreas, neste sentido, envolve a arte e a educação física além de Língua Portuguesa. É possível rastrear históricamente as origens da linguagem, a partir de um olhar antropológico, percebe-se as exressões linguísticas na arte rupestre e nas pinturas corpóreas, nos rituais, na música e na dança, etc. Pode se dizer que qualquer ato exressivamente humano é em essência um síbolo de linguagem.
Na arte a linguagem contida na obra exressa muito mais do que a obra em si mesma, ela esta carregada de sentidos que transcendem a própria imagem, isto é, a angústia, a alegria, a ira, a eserança a dor, o amor, estão contidos na obra. há também o aspecto histórico no qual a obra foi composta, da mesma forma, aparecem na obra as imressões subjetivas do artista que, diretamente refletem a sua época, aspectos políticos, morais e sociais.
Na Lingua portuguesa a linguagem não se restringe apenas á tríade gramática literatura e redação. A linguagem também pode ser abordada apartir de características regionais, como linguagens dos sinais, linguagem materna, placas, etiquetas, boletins , convites de casamentos, etc.
Na educação física se evidencia a linguagem corpórea, o gesto, o assovio, o silvo do apito, a demonstração de força e de poder são, em essência, linguagens que aparecem antes, durante e depois do exercício proposto.
Se percebe que a linguagem é algo muito abrangente e que não se limita apenas ás questões gramaticais ou semânticas, mas envolve toda e qualquer manifestação humana, isto é, o ser humano é essencialmente um ser comunicativo e consegue se expressar das formas mais variadas que a cultura suporta.