Colégio Almiro Sartori - Etapa II - Caderno IV

Colégio Estadual  Almiro  Sartori – Foz do Iguaçu

Etapa II – Caderno IV

Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.

 

Reflexão e Ação

Linguagens

A linguagem humana não ode ser entendido apenas sobre o aspecto da escrita e da gramática, do contrário, a linguagem é bem mais abrangente e envolve signos, sinais, entonações e expressões fonéticas e corpóreas, neste sentido, envolve a arte e a educação física além de Língua Portuguesa. É possível rastrear históricamente as origens da linguagem, a partir de um olhar antropológico, percebe-se as exressões linguísticas na arte rupestre e nas pinturas corpóreas, nos rituais, na música e na dança,  etc. Pode se dizer que qualquer ato exressivamente humano é em essência um síbolo de linguagem.
Na arte a linguagem contida na obra exressa muito mais do que a obra em si mesma, ela esta carregada de sentidos que transcendem a própria imagem, isto é, a angústia, a alegria, a ira, a eserança a dor, o amor, estão contidos na obra. há também o aspecto histórico no qual a obra foi composta, da mesma forma, aparecem na obra as imressões subjetivas do artista que, diretamente refletem a sua época, aspectos políticos, morais e sociais.
Na Lingua portuguesa a linguagem não se restringe aenas á tríade gramática literatura e redação. A linguagem pode também pode ser abordada a apartir de características regionais, como linguagens dos sinais, linguagem materna, placas, etiquetas, boletins , convites de casamentos, etc.
Na educação física se evidencia a linguagem corpórea, o gesto, o assovio, o silvo do apito, a demonstração de força e de poder são, em essência, linguagens que aparecem antes, durante e depois do exercício proposto.
Se percebe que alinguagem é algo muito abrangente e que não se limita aenas ás questões gramaticais ou semânticas, mas envolve toda e qualquer manifestação humana, isto é, o ser humano é essencialmente um ser comunicativo e consegue se exressar das formas mais variadas que a cultura suporta.