Colégio Almiro Sartori Caderno Temático VI

avaliação justa

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Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira

 

Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.

 

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Reflexão e Ação

Formação inicial e continuada

 

O maior desafio no campo avaliativo é encontrar-se mecanismos adequados que contemplem a realidade observada dentro de sala de aula. Com a diversidade intelectual percebida dentro de um mesmo ambiente, torna-se cada vez mais difícil ao educador desenvolver visões diversas em um universo de cerca de quarenta alunos. Observa-se cada vez com mais frequência, uma retenção por comportamento e disciplina e não por comprometimento e mérito. Uma retenção que se enquadre nos índices “sugeridos” por instâncias superiores.

aluno ou fregues

Ao que parece, a avaliação nos moldes como ela esta organizada hoje em dia, deixa a desejar no seu sentido formativo e com o passar do tempo adquiriu apenas o sentido de promoção. Atualmente com a grande quantidade de instituições que oferecem o ensino superior torna-se desnecessário excluir um aluno nas etapas anteriores apenas pela nota. O acesso a algumas faculdades denota-se meramente pela condição social de se “bancar” os estudos. Uma sugestão proposta por grande parte de nossos colegas seria que o histórico estudantil refleti-se realmente a vida escolar do aluno. Se esta promoção, sem reprovação realmente vier a existir, que nos documentos dos alunos constem o real rendimento do estudante. Que não seja mascarado com médias que na realidade não contemplem o nível intelectual do docente.

o que se deve saber

opiniao