Col. Homero Baptista de Barros - Relações entre o Ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura

Ensinar “O Estudo Das Ciências Naturais” aos alunos do Ensino Fundamental poderia melhorar a qualidade de vida dos mesmos se eles conseguissem associar este conhecimento à sua própria na prática do dia a dia. Porém, a maioria dos alunos do ensino fundamental, não tem esta maturidade. Pois encaram a época de estudos, como um enfado, uma obrigação imposta pelos pais e pelas leis vigentes no País. Mesmo que o professor, o transmissor de conhecimento e contextualizador do ensino, que insiste em orientar o uso das Ciências Naturais no cotidiano, assim mesmo, os alunos não captam a ideia.
Sabemos que planejar a atividades curriculares, tem que se levar em conta que o conteúdo trabalhado, articular de tal modo os alunos possam raciocinar e obter soluções para as suas problematizações. Sabemos também que o conhecimento prévio dos alunos geradores em debates e reflexões, trazem interação e possibilidades de contextualização com o ensino das Ciências Naturais.
O mestre também está ciente de que estamos em face de um mundo comandado pelas tecnologias, conhecimento científico, e que se tornam indispensáveis para que a relação entre o ensino e a tecnologia aconteça.
Nesse sentido, o ensino de Matemática, Ciências Biologias e Física, tem muita relevância com a vida do cidadão, por este motivo, entendo que o espaço da aula não precisa ser necessariamente a sala de aula, porque existem diversos locais objetos que são elementos ou estruturas que me levam a ensinar, por isso exploro: “novas possibilidades metodológicas, novos vídeos, novas músicas, novas piadas, novos relações com as atualidades do mundo, novas calculadores, novos celulares, novos computadores, novos livros, novos equipamentos” para demostrar e relacionar o que estou ensinando no momento.

Prof. Maturino