O Ensino Médio no Brasil tem enfrentado muitos desafios ocasionados a partir das condições existentes nas instituições, das políticas educacionais colocados na realidade social, econômica e política do País.
A Política sempre discute a importância, social e econômica para haver uma expansão e obrigatoriedade do ensino médio, num caráter cultural da escola e sua relação com a chamada “sociedade do conhecimento”, e de modo constitucional preocupam-se com o papel do Ensino Médio para a juventude, e nas demais faixas etárias do ser humano.
Ao refletir sobre o sistema educacional Brasileiro, principalmente o ensino médio, observa-se que é o nível de ensino que provoca os debates mais controversos, seja pelos persistentes problemas do acesso e da permanência, seja pela qualidade da educação oferecida, ou, ainda, pela discussão sobre a sua identidade. Mas, as deficiências atuais do ensino médio no País são expressões da ocasionados pela presença tardia de um projeto de democratização da educação pública no Brasil ainda inacabado, que sofre os abalos das mudanças ocorridas na segunda metade do século XX, que transformaram significativamente a ordem social, econômica e cultural, com importantes consequências para toda a educação pública.
Os desafios ainda a vencer, estão dentro da própria política que organiza e sustenta a educação no País, e que leva a formação dos gestores educacionais e viabiliza as estruturas escolares para que, tanto o Ensino Médio e o Ensino Fundamental, prevaleçam sobre as dificuldades, socioculturais da população Brasileira. Quando essa política conseguir derrotar esses desafios, a educação fará parte da cultura de cada brasileiro, e assim caminharemos para um grande desenvolvimento econômico, político e cientifico jamais experimentado em terras brasileiras.