Professora Orientadora Rosangela Parizotto
Cursistas:
CARLA ELISANGELA PHILIPPSEN
CLAIRTON JOSE KLEIN
FABIOLA HELOISE SARTURI TREVISAN
IVANDO BRAMBILLA
LEANDRO FRIEDRICH
NAIR BUTZKE PAULI
ORACI REINHEIMER
SIMONE ANDREIA PAETZOLD
VANICE MARIA COLOMBO
Conforme o Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella, queremos com nossa prática formar um cidadão crítico, consciente de seu papel, com honestidade, um sujeito que seja ativo, que saiba de seus direitos e de seus deveres, um sujeito interessado em buscar conhecimento, que tenha curiosidade. Os professores, na sua maioria, conscientes destas concepções teóricas trabalham de forma que os alunos participem e se sintam parte integrante da aula, do colégio e da sociedade, buscando desenvolver nos alunos sua autonomia e sua capacidade de participação na vida social.
Portanto, visando que o colégio seja, um espaço para todos, é necessária a interação dos professores, alunos, diretor e equipe pedagógica. Para que aconteça uma boa articulação entre os sujeitos do colégio é necessária uma reflexão conjunta para a tomada de decisões conjuntas e unânimes a fim de que se realize a prática numa mesma linha de ação. Que práticas podem ser estas?
Penso que precisamos investir em formação de professores e na elaboração de novas metodologias que utilizem os meios eletrônicos , como tablets, celulares, notbooks, pois estamos perdendo espaço para o aparato eletrônico cada dia mais acessível a todas as pessoas.
Podemos citar outros exemplos de interação, como na disciplina de química no conteúdo de Química Orgânica com a construção de fórmulas moleculares com materiais concretos. Os Estudantes se envolveram na execução desta construção tendo uma visão da compreensão do conteúdo estudado, uma prática que deu certo.
Para que os conteúdos possam realmente ser incorporados e aprendidos pelo nosso aluno se faz necessário que haja uma interligação entre os mesmos e atividades propostas. Dentro da disciplina de Educação Física o problema da indisciplina não é tão sério , uma vez que a maioria destes alunos que estudam no período noturno trabalham durante o dia. Desta forma as atividades práticas são muito bem aceitas pelos estudantes.
Mas a grande dificuldade que encontramos é com relação ao espaço físico. Como nosso colégio tem dualidade administrativa, não temos espaço (sala) onde possamos organizar o Laboratório de Química, Física, biologia e Matemática, sendo que este material está guardado em armários dificultando a utilização dos mesmos, pois desprende de muito tempo até sua montagem e desmontagem. Também não temos espaço adequado para a Biblioteca e o Laboratório de Informática está sucateado. Nenhum computador do Paraná Digital está em uso. Não encontra-se peças para concerto. Assim, andamos na contramão dos nossos objetivos, pois como vamos formar um cidadão crítico, consciente de seu papel, com honestidade, um sujeito que seja ativo, que saiba de seus direitos e de seus deveres, um sujeito interessado em buscar conhecimento, que tenha curiosidade, se nem mesmo temos espaço adequado para se fazer uma boa leitura e uma boa pesquisa? Como vamos instigar esta vontade de pesquisar, de buscar se não temos espaço adequado? Assim, almeja-se com urgência a construção de prédio próprio, que tenha espaços adequados para se ensinar de verdade, pois passou a época em que se transmitia conhecimento num círculo embaixo de uma árvore.