Análise coletiva – Caderno 1
Orientadora de estudo- Profª Pedagoga Jeovania Fabro
Quando iniciamos esta formação percebemos que temos muitos problemas a serem resolvidos na educação escolar brasileira, e que esta, é uma oportunidade para reflexão e estudo profundos, a partir dos quais, se efetivem em ações, que venham ao encontro do foco deste estudo: o Ensino Médio e seus sujeitos.
No caderno 1, é possível observar que o sistema educacional brasileiro possui uma história caracterizada pela dualidade, tanto interna – no sistema, um para o “povo” e outro para as classes superiores; quanto externa – de sistemas , ou seja educação popular e educação da elite, a qual reflete na fragmentação que ainda hoje identificamos no ensino público.
Nos diferentes contextos históricos e políticos estudados, verifica-se mudanças, desde as aulas - régias à profissionalização do ensino de grau médio. Muitos desafios foram superados. Nas DCNEM afirma-se que o Ensino Médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como fundamento pedagógico e a integração entre educação e dimensões do trabalho. Nomenclaturas diferentes, cursos diferentes, porém, a fragmentação permanente e que se mantém, apontando para mais uma característica não positiva do Ensino Médio no Brasil: ausência de identidade formativa.
No entanto ainda são vários os desafios apresentados aos profissionais atuantes no ensino médio hoje, que se depara com a evasão/desistência, baixa frequência com pouco aproveitamento de estudos, pois precisam conciliar ou optam muitas vezes em abandonar seus estudos principalmente em função do trabalho.
Nosso sistema educacional ainda se mantem voltado principalmente aos jovens que apenas estudam o que hoje é uma minoria da população juvenil em nosso país.
Vemos o Ensino Médio subdivido em grupos: os que possuem melhor condição socioeconômica e que estão no ensino privado o qual é focado na preparação do estudante para a aprovação nos melhores cursos superiores públicos do país; outro pequeno grupo encontra-se matriculado no ensino médio federal profissional e tecnológico; há um grupo que corresponde aos alunos do ensino médio integrado estadual que possuem condições diferenciadas em relação a rede federal; e o maior de todos os grupos de jovens e adultos está nas redes estaduais de ensino médio que não possuem o nível de ensino das escolas particulares nem o nível de profissionalização verdadeiramente qualificada; e por fim o grupo dos que abandonaram os estudos.
A divisão em grupos numa sociedade que prevê direitos constitucionais igualitários a todos os cidadãos é resultado de concepções, práticas e ainda de políticas públicas que se sobressaíram com o passar do tempo por diferentes aspectos históricos sociais, políticos e culturais como uma sociedade desigual.
O grande desafio é trazer os jovens para a escola, fazer que por prazer permaneçam nela e que obtenham sucesso através da aquisição de conhecimentos, é avançar em direção à igualdade, a universalização, qualidade, dentro de todos os aspectos seja sociais, culturais, tecnológicos, científicos, que compõem o ensino médio integrado, formando-o tanto para o mercado do trabalho, quanto num indivíduo capaz de realizar transformações e melhorarem a sociedade em que vivem.
Cursistas: ALCIONE CAMARGO DIAS, ANGELA ROSANI FONTANA, DAGMA MARIA REICHERT WOLTRICH, DENISE APARECIDA LENZI, DIVA VILCZAKI, EDILBERTO ERASMO DOPFER, ELIZA MACHADO MENTA BAGGIO, INARA GOMES DE MORAES DUTRA, INEZ ANA ISOTON, IONE APARECIDA ZUCCHI, IVANEIDE ROVANI GAGLIOTTO, IVANIA DARTORA, JANICE CONSUELO BURATT, JULIO PEDRO DAVIDONIS, LILIAN CARLA DA SILVA SANTOS, MARCIA APARECIDA DE SOUZA COELHO, MARIZA CLEUZA DE ARAUJO THOMAZONI, MARIZA ZANINI, NAIR SALMORIA, NEIDE ALVES DOS SANTOS SCANDOLARA, NEUZA SAGGIN VIEIRA, REGIANE DE SOUZA, ROSANA CRISTINA JAQUES GRISA, SIRLEI DE FÁTIMA SANDRI, TANIA MARIA RUARO, VILMA VANSAN BORTOT, ANITA IZABEL DE MELLO DA SILVA, ÂNGELA MARIA ZORZO ALVES, ROSANI M. TARTARI DE SOUZA, SÔNIA DOS SANTOS TOASSI.