Ciências Naturais

ESCOLA: Colégio Estadual São Paulo Apóstolo
ORIENTADOR DE ESTUDO: Katyuscia Cochek Cotta
NRE: Curitiba
PARTICIPANTES:
Alexsandra de Amorim
Anderson Marcelo da Silva
Andrea Lenise Fontana
Andréa Maria Pimpão Assis
Andréia Albanski Takashima
Andréia Ducci Toninelo Zanetti
Angela Maria Crupzacki
Cleidimara Pereira dos Santos
Cleiton Rosa
Daniela Marques Scarpita
Denise Maria Menon Garcia
Jucimara Bednarz Biehl
Laiane Ady Westphalen
Leonardo Costa de Borba
Leonisia Isaura Brandalize Piazzetta
Luiz Carlos Pupia Filho
Luzia de Matos
Maria Regina Pereira Gandin
Rosely Mehl Amâncio Garbuio
Simone Herrera Natal
Sirlei de Fatima Nass
Solange Silva do Amaral

Unidade 4. Caro professor e cara professora do Ensino Médio, nesta unidade realizamos uma discussão sobre ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidianos das escolas. Apresentamos algumas propostas de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar – por meio de planejamentos individuais ou interdisciplinares – de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes. Sugerimos que você, e seu grupo, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da área de maneira interdisciplinar. Feito isso, postem a atividade, em formato de artigo, no Portal Em Diálogo (http://www.emdialogo.uff.br/). Se possível, apliquem com seus alunos e discutam como foi o trabalho em sala de aula e de que forma a unidade de ensino contribuiu para a formação integral dos estudantes na perspectiva das DCNEM.

Em grupo e com o auxílio dos professores das disciplinas de Biologia, Química e Física os alunos devem desenvolver atividades sobre os ciclos biogeoquímicos, seguindo as etapas da abordagem pedagógico-curricular organizada em momentos pedagógicos inspirados nas ideias freireanas.
A primeira etapa chamada de investigação temática foi determinada de forma coletiva pelos professores, que foram referenciados pela realidade cotidiana dos estudantes, sendo assim levantado o tema ciclos biogeoquímicos.
A partir do tema, os alunos devem ser apresentados aos dados da realidade que embasam a problematização inicial, constituindo desta forma a etapa chamada de estudo da realidade. Assim, os professores de biologia podem pedir para que os alunos apresentem notícias relacionadas ao efeito estufa e ao aquecimento global, enquanto os professores de física explicarão o que é irradiação, uma forma de transmissão de calor envolvida no efeito estufa. Os professores de química podem explicar a origem do petróleo, do carvão mineral e do gás natural, podendo também abordar o que é e como pode ser feito o sequestro de carbono.
Na etapa da problematização inicial os estudantes devem elaborar questionamentos baseados no estudo da realidade. Na disciplina de biologia os estudantes podem perguntar sobre os efeitos das mudanças climáticas em diferentes regiões geográficas, incluindo o que pode ocorrer no Brasil. Em química, os educandos podem elaborar perguntas relacionadas à forma de extração dos recursos e como eles são utilizados. Enquanto que nas aulas de física os alunos podem abordar questionamentos referentes à exploração das fontes energéticas fósseis e quais os problemas causados pela utilização desse tipo de energia em comparação com a energia solar e a energia eólica, por exemplo.
Durante a organização do conhecimento, os alunos devem apresentar os conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores, atividades que podem ser realizadas através de leituras, levantamento e análise de dados, construção de diferentes formas de interpretação e elaboração de argumentações pelos estudantes.
Na fase de aplicação do conhecimento os argumentos e conhecimentos elaborados são organizados, para isso, pode ser realizada uma releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática e até mesmo uma elaboração de novos questionamentos sobre o tema.
A atividade ainda não pode ser aplicada de forma interdisciplinar devido à greve dos educadores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. A unidade de ensino certamente irá contribuir para a formação integral dos estudantes, pois o tema escolhido envolve problemas importantes e de interesse para a população, além de abordar a reciclagem da matéria nos ciclos biogeoquímicos e também os desequilíbrios ecológicos provocados pelo ser humano.