Ciências Humanas - e o Consumo Local do Baiacu
Colégio Estadual Povoado São Miguel
Modos de vida: Trabalho, Cultura e Identidade
Territórios: Natureza, Poder e Políticas.
Saúdes: Hábitos e Costumes.
Problematização: Consumo local do “Baiacu”.
* Prática pedagógica inicial - Verificar os conhecimentos que o aluno já possui.
Questionar junto aos alunos seus conhecimentos sobre o peixe chamado “Baiacu”. (Por fazer parte do conhecimento prévios dos alunos visto que se trata de uma escola com características insulares, certamente muitas informações virão a respeito do peixe). Espera-se que o aluno lembre que este possui um veneno mortal.
* Problematização - Manuseio incorreto do Baiacu.
Posteriormente serão apresentadas questões que deverão ser respondida através da pesquisa bibliográficas como: “O Baiacu possui realmente um veneno mortal?”, “Porque há histórias de pessoas que ao come-lo vão a óbito e outras não?”, “Como ocorre a morte de pessoas que consomem o Baiacu?”, “Como se dá a alimentação da comunidade local relacionada a esse peixe?”.
O objetivo é que o aluno sozinho consiga perceber o “problema” através da pesquisa com levantamento de hipóteses e crie mecanismos para solucioná-lo.
* Instrumentalização - O que os alunos terão que pesquisar.
*Lendas ou histórias sobre o peixe.
*Fotos do baiacu com identificação de diferentes espécies cientificas consumidas e não consumidas na comunidade e regiões próximas a Baia de Paranaguá.
* Pesquisa sobre a toxina produzida pelo peixe.
* Mecanismo de defesa do Baiacu.
* Habitat e período reprodutivo das espécies consumidas.
*Fotos de manuseio e limpeza do peixe.
*Fotos do preparo culinário do peixe.
* Catarse - Prática social final
Além dos conteúdos empíricos levantados pelos próprios alunos e por pescadores locais, os alunos poderão aprofundar seus conhecimentos com embasamentos científicos, possibilitando assim um auto reconhecimento do seu papel dentro do processo de aprendizagem, visto que o baiacu faz parte da realidade de vida do aluno, da identidade do local. Essas metodologias possibilitam a valoração da cultura, hábitos e costumes regionais.
* De que forma se pode trabalhar em sala de aula com a pesquisa feita pelos alunos partindo da área de ciências humanas de modo que a interdisciplinaridade seja considerada?
Nosso objetivo é demonstrar que é possível integrar todas as áreas do conhecimento partindo de ciências humanas.
Ciências Humanas - História sobre o Baiacu
-Pesquisa empírica sobre o habito e consumo do Baiacu na comunidade.
- Questionamentos de identificação locais sócio-culturais relacionando o consumo da espécie diretamente com a subsistência local.
- Identificação e caracterização da Baia de Paranaguá – espaço - pois através da pesquisa foi constatado que os pescadores sabem em que parte da baía vão encontrar determinada espécie.
- Caracterização do ecossistema marinho – habitat do Baiacu.
- Levantamento de histórias ou lendas envolvendo o baiacu.
Ciências da natureza – Pesquisa e levantamento de hipóteses.
* Trabalhou com identificação de diferentes espécies cientificas consumidas e não consumidas na comunidade e regiões próximas a Baia de Paranaguá.
* Identificação da toxina produzida pelo peixe.
* Mecanismo de defesa do Baiacu.
* Habitat e período reprodutivo das espécies consumidas.
* Valores nutricionais.
Exatas – Valores de venda e gráficos.
* Foram verificados os valores de mercado (compra e venda) do pescado (porcentagem e lucro).
* Gráficos de incidência das espécimes e ocorrência de consumo de maneira indevida – trabalhando probabilidade de morte do ser humano.
Arte – Fotografias
- Expressões culturais e artísticas, através das fotos tirada pelos alunos que de uma certa forma trabalha cenas do cotidiano da comunidade.
Filosofia – Conceitos.
- Por ser um peixe bonito pode se abordar aspectos Filosóficos, através do conceito do “Belo” e sentimentos que ele desperta nos seres humanos. Afinal de contas que ama o feio, bonito lhe parece.
Linguagens - Produção de texto feita pelos alunos.
- Através da pesquisa oral, os alunos identificaram duas versões de uma história, envolvendo o baiacu.
- Nesta produção o professor pode trabalhar Língua portuguesa (produção de texto, entrevista).
- Demonstrou para o aluno a possibilidade de se verificar várias hipóteses sobre determinado assunto.
- Utilizou a linguagem formal e informal e seu contexto de uso.
- Pontuação e seus efeitos nos textos.
- Transcrição e tradução para a língua inglesa de métodos corretos/seguro de preparo do Baiacu.
Abaixo segue algumas produções textuais feitas pelos alunos.
Texto 01-O bêbado e o Baiacu
Certo dia, em uma pequena comunidade pesqueira do município de Paranaguá (pequena mesmo), chegaram visitantes para conhecer a cultura local e os moradores... Quando pisaram em Piaçaguera, foram recepcionados por um dos pescadores de lá (o tal do bêbado), e apresentados ao temido BAIACU (o baiacu é mal falado, pois por não ser muito utilizado como alimento, diz-se deste que todos são venenosos, coisa que não é verdade, basta saber o limpar corretamente, e também saber a qual espécie pertence).
Os turistas primeiro acreditaram ser uma brincadeira, “de cara” não quiseram arriscar (pensavam os visitantes que o homem era louco), mas papo vai e papo vem, “criaram coragem”, resolveram experimentar esse prato exótico (COMERAAAAAAM. E agora??? O que aconteceu ??? Eles morreram ???) Para dar coragem aos outros, o guia foi o primeiro a comer e de acompanhamento um bom 51, coisa que os outros não fizeram... Eles amaram o sabor suave e “se acabaram” no baiacu.
Mas algo saiu errado, todos os visitantes que comeram o peixe vieram a óbito, o único a sobreviver foi o pescador cachaceiro...
Muitos que souberam desta história acreditam que o pescador sobreviveu por que havia bebido e por estar com “álcool no sangue”. Mas aviso, isso não é verdade, não arrisque sua vida...
Texto 02 - A fome e o baiacu
A cerca de 30 anos atrás em uma ilha de Paranaguá, chamada São Miguel (antigo saco do Tambarutaca), havia uma família com os pais e os seis filhos.
Até que um dia a mãe dos meninos passou mal e o pai precisou ser levado a Paranaguá, então os meninos ficaram sozinhos em casa. Até que a fome chegou, e as crianças começaram a procurar algo para comer... E eles acharam o temido baiacu, e a dúvida veio a todos (E gora ??? O que devo fazer ??? Será que se eu comer eu vou sobreviver ??? Será que eles querem mesmo comer esse negócio??? Será que eles enlouqueceram de vez ???) então o mais velho teve uma ideia...
Os outros ficaram se perguntando “O que ele vai fazer ???” O primogênito cortou os peixes, colocou uns temperos e esperou ferver... Depois de pronto colocou em u recipiente e de aproximou dos irmãos mais novos... Pegou uma colher e molhou o objeto com o caldo da comida. E então deu a sua irmã de poucos meses... Como a bebe sobreviveu todos os outros “se acabaram” de comer e matara a fome.
Poemas sobre o Baiacu por EMERSON COGROSSI e GLEDSON OLIVEIRA (Alunos da 1ª série do Ensino Médio)
Olhe que estratégico, O peixe tem muita beleza,
É o tal do baiacu. E sua carne é saborosa.
Em situação perigosa, Mas tome muito cuidado,
Ele infla o ... corpo É uma comida perigosa.”
E até em vários países, Mas, porém tem um aviso,
Sua carne é apreciada. Para você escapar da dor.
Mas não coma sem investigar, Se a carne foi contaminada,
Pois mata gente desorientada. Seu organismo muda de cor
Esse aviso é para o seu bem, O peixe repercutiu em histórias,
Para o baiacu não te envenenar. De muitas pessoas sem sorte.
Se ao limpa-lo sua carto roxa está Que por falta de informação,
É melhor no mar jogar o baiacu levou-os a morte
Porém o sabor é o lado positivo,
Uma carne apreciada de norte a sul.
E sendo corretamente preparado,
É uma delícia o misterioso baiacu.
É um peixe muito bom. O tal do baiacu.
São Miguel tem vários tipos. O normal é o mais pedido.
Tem o de espinho. Coisa fofa, mas a carne já é roxa.
Receita em língua inglesa, visto que se trata de uma ilha que recebe vários turistas.
Baiacu cozido
Ingredients
1/3 oil
Half medium onion
1tomate average
½ medium chili
7 leaves basilisks
2 cloves garlic
Parsley to taste
Cumin to taste
2 tablespoons tomato paste
1 cup water
Method of preparation
Saute garlic, onion, parsley, pepper and tomato.
Add salt to taste puffer fish and mix the ingredients
Place dough tomato , and water.
Finally add the cumin and basil
Simmer about 10 minutes and will be ready.
Orientadora:
Fernanda Lima Corbani
Professores Cursistas:
João Paulo Cândido Henrique
Maísa Rodrigues Ferreira
Solange Pereira Souza
Valdenice Inácio Modesto
Karla Emmanuelle Yennrich Viana Rabello
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