Ciências Humanas e interdisciplinaridade

Data:29/08/2015

Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”

GER2015ET2 – T117

Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

Cursistas:

Eric Allen Bueno

Márcia Francisco de Paula

Rosely Caetano

Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira

Vivaldo Gomes Júnior

Reflexão Ação do caderno 2

 

Diante de uma importante análise e reflexão do cotidiano na escola de educação básica, observamos um grande número de situações que se revelam problemáticas e impactam sem dúvida, o incremento da educação. Uma delas é o trabalho interdisciplinar, o qual é pautado no conhecimento científico, cultural e social visando a formação integral dos sujeitos. Desta forma necessita ocorrer uma transformação das práticas pedagógicas , exercitando o diálogo de saberes, a conversa entre as diversas áreas do conhecimento e de seus conteúdos, o entrelaçamento entre os diversos fios que tecem o currículo escolar, de modo a fortalecer, qualificar e contextualizar o processo de aprendizagem dos discentes em seus respectivos níveis de ensino.

 

Tema interdisciplinar em Ciências Humanas: reformas urbanas no início de século XX no Brasil

No início do século XX no Brasil ocorreram uma série de reformas urbanas nas grandes capitais, em especial, no Rio de Janeiro, a capital da República, através da ação de governos estaduais e federais. Este processo é influenciado pelas reformas ocorridas na Europa e acompanhadas de novas noções de higiene social. Portanto, este tema pode ser trabalhado na disciplina de Geografia ao abordar as drásticas alterações urbanas com abertura de ruas e destruição de casebres e cortiços. Em Sociologia ao tratar dos problemas sociais da expulsão da população pobre do centro do Rio de Janeiro, e obrigada a subir aos morros (e assim dando origem as favelas). Em Português, com a obra literária “O cortiço” de Aluísio Azevedo. Em Biologia, com a questão da evolução das noções de higiene e da própria área da saúde, sempre influenciada pelo meio social. E é claro, em História, com a analise crítica da trajetória deste processo de intervenção estatal no meio social.