CIÊNCIAS HUMANAS – caderno 02 – etapa II

Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino Fundamental e Médio

Orientadora: Nadir Teresinha Gatelli
Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Natiele Sehn
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli

É sabedor de todos a necessidade de se buscar um trabalho em conjunto entre as disciplinas buscando a interdisciplinaridade, e que desta forma poderia ser um trabalho mais dinâmico e atrativo para o aluno, também não tão repetitivo, assim o aluno absorveria melhor o conhecimento, mas em contrapartida encontramos um escola fragmentada  não somente nas  disciplinas do conhecimento mas em várias situações onde emperra  e dificulta o diálogo entre os professores tão necessários para este trabalho, dentre estes podemos citar a dificuldade em reunir, discutir, organizar e por em prática estas atividades.
Sabe-se que o trabalho interdisciplinar é muito importante para o aluno e também para os professores, pois é compromisso coletivo, sendo assim, o resultado também.
A interdisciplinariedade promove uma interação maior entre alunos, professores e cotidiano. Na verdade, ela está nas transformações dos modos de produzir a ciência e perceber a realidade e, igualmente, no desenvolvimento dos aspectos políticos administrativos do ensino. É um elo de entendimento das disciplinas nas mais variadas áreas. Sendo importante, pois abrangem temáticas e conteúdos, permitindo dessa forma, recursos inovadores e dinâmicos onde a aprendizagem é ampliada.
A  partir do momento em que a escola consegue provocar o aluno e fazer com que este vá em busca de respostas à suas perguntas, ou seja, promover o debate , o questionamento, argumentação, e conclusões próprias, não só na área das Ciências Humanas, mas em todas as áreas do conhecimento, a escola estará promovendo e contribuindo para o desenvolvimento integral do indivíduo.