Ciências Humanas

COLÉGIO ESTADUAL DE MARMELEIEO – EFM.
ATIVIDADES DO PACTO
REFLEXÃO E AÇÃO
ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS
Orientadora de estudos ; Lúcia C. Flach Pasquali
Professores;Albino Muller, Andriele Toller, Carmélia Roque Pacheco, Cristiana M. M. Canton, Darci Baldo,Gema de Fatima Zambilo, Ivete C Tesser, Janete a. L. Silva Vial, Jania Scherer, Joelma L Schweig, José L de Quadros, Karlea Fernanda, Casiraghi, Marcia R. Telli Ferronatto, Maribel Colognese, Marivone N Scolari, Nivaldo Amaral, Rene D de Liz, Rosangela A Prestes Silva, Valdirene H Gaiovicz.
1.) O que ensina a Sociologia?
O ponto de partida do ensino de Sociologia, diz respeito à pratica comum de professores e alunos, ou seja, a realidade social.
A Sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e todas as suas ramificações, componentes e integrantes. Ela se dedica a compreender as formas de interação que temos uns com os outros, nossas organizações e os fenômenos sociais observados na realidade dos indivíduos.
O processo de ensino é entendido como o conjunto das atividades do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados e transformar progressivamente as capacidades cognoscitivas e intelectuais destes. Na disciplina de Sociologia implica relacionar, organizar e perceber como as relações entre os âmbitos social, econômico, político e cultural fundamentam a realidade dos acontecimentos sociais, ou seja, procura aproximar a reflexão dos conteúdos com a realidade vivida.
A disciplina de Sociologia possui respaldo teórico e metodológico para pensar a sociedade de maneira mais aprofundada, já que a questão da educação percorre as mais diversas linhas teóricas da produção do pensamento sociológico, desde os clássicos até os contemporâneos.
Na disciplina de Sociologia, quaisquer que sejam os conteúdos estruturantes trabalhados em sala de aula, tanto na 1ª, 2ª ou 3ª série, a primeira ação que observo é tentar instigar os alunos, fazê-los pensar a partir de questões segundo o modelo didático da Pedagogia Histórico-Crítica, sob influência teórica de Vigotsky, Marx e Saviani. Mais especificamente, servem de roteiro de ação as etapas propostas por João Luiz Gasparin em Uma Didática para Pedagogia Histórico-Crítica (5ª ed, 2009).
Para a realização deste trabalho no dia a dia, sigo as orientações das Diretrizes Curriculares de Sociologia para o Ensino Médio da SEED-PR.
“A grandeza de um homem se define por sua imaginação. E sem uma educação de primeira qualidade, a imaginação é pobre e incapaz de dar ao homem instrumentos para transformar o mundo. (FLORESTAN FERNANDES).
2.) Como ensina?
Toda ação educativa deve ser antes de tudo uma ação cultural e essa ação cultural começa pela descoberta instrumental como condicionante de libertação de dominação. Levando as pessoas à crítica e vontades de mudanças. (FREIRE, Paulo. Ação Cultural Para a Liberdade. 6ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1982
Na disciplina de Sociologia, quaisquer que sejam os conteúdos trabalhados, a primeira ação que realizo é tentar instigar os alunos a pensar a partir da realidade vivenciada por eles na sociedade, pois isto mostra que o indivíduo está inserido num contexto mais amplo, ou seja, histórico e social.
O ensino de Sociologia deve ser encaminhado de modo que a dialética dos fenômenos seja explicada para além do senso comum, para uma síntese que favoreça a leitura das sociedades à luz do conhecimento científico, ou seja, demonstrar que a realidade é muito mais complexa do que se mostra a princípio.
A desnaturalização e o estranhamento da realidade aparece, portanto, como um “antídoto” a tendência de se explicar as relações sociais, as instituições, os modos de vida, as ações humanas, coletivas ou individuais, a estrutura social, a organização política, etc. com argumentos naturalizados.
3.) Descrição do material utilizado.
Livro Didático: TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia Para o Ensino Médio. 3 ed. – São Paulo: Saraiva, 2013
Outros materiais: DIMENSTEIN, Gilberto e outros. Dez Lições de Sociologia para um Brasil Cidadão. FTD. 2008 Volume Único, São Paulo
GIDDEANS, ANTHONY. Sociologia – 6ª ed. Porto Alegre, 2012
OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. Ed. Ática, 6ª ed. São Paulo, 201