ETAPA II – CADERNO 2
TEXTO – CIÊNCIAS HUMANAS
Ação e Reflexão 1.
Faz-se necessário um conhecimento mínimo para se abordar um tema relevante que possa ser ofertado de forma sem comprometer as especifidades de cada disciplina, buscando referências e modos de investigação, como também padrão para as avaliações.
Exemplo: a Terra está em movimento, mesmo que não a sentimos, haja vista que todo engenheiro civil se utiliza de um cálculo de oscilação para as edificações. Então em uma aula de Arte, ficou esclarecido de que a questão da Geografia foi abordada, mas sem descaracterizar todo conteúdo de Geografia, porém uma abordagem específica na arquitetura.
Em outro momento, poderá haver uma troca de assunto(s) pré abordados com os professores das áreas específicas para que se tenham evidências a serem trabalhadas em sala dentro do currículo.
As individualidades existem e se apresentam numa realidade que as fortalecem ou as diminuem, ou seja, o que foi construído no academicismo para ser desconstruído, e reconstruído na forma de saberes. Justamente em saberes recai-se na ansiedade entre ensinar e para quem, e se determinado assunto interessa ou não, razão disso a escolha de algo que suscite à investigação e curiosidade do aprender. Quando surge uma pergunta em sala de aula, o educando evidencia sutilmente um tema que poderá ser ampliado naquele momento, e esse captar do educador é a síntese primordial para realizar a devolutiva imediata; embora, faz-se necessário a ressalva para que o tema seja alvo de pesquisa posteriormente dentro da disciplina específica e pertinente ao professor de História, Geografia, Sociologia ou Filosofia.
Importante ressaltar de que interdisciplinaridade não se cristaliza, pois vivemos um mundo dinâmico na contemporaneidade (ad libitum).
Hábito de estudo e horas dedicadas para tal fim, não se impõem, ou seja, pouco há como analisar o tempo de cada educando em sua situação particular e/ou ex-escola, entretanto, é fundamental.
“O conhecimento não é uma pedra detida suportando seu demorado destino”.
Grupo:
Jorge, Francislea, Caren, Jananina, Valmir, Vera.