Ciências Humanas

Considerando os eixos leitura, problematização e os sujeitos do Ensino Médio em nossa escola, verificou-se a importância do estudo das disciplinas voltadas para a área das ciências humanas na formação de um sujeito humano integral.
Para isso é necessário estudar Geografia no Ensino Médio porque é uma ciência que estuda as relações entre sociedade e natureza. Ou seja ela mostra como o homem pode se relacionar com a natureza no espaço geográfico, mostrando onde e para que se produz determinado produto e que tipo de trabalho é utilizado para tal, permitindo que os alunos tenham noção do contexto social, econômico e de organização (política) do território no qual estão inseridos, possibilitando o conhecimento em escala local, regional, nacional e global.

A Sociologia no Ensino Médio tem como papel fundamental a desnaturalização, o estranhamento e a tomada de consciência dos fenômenos sociais. Isto é, fazer o aluno compreender a que a disciplina trabalha a complexidade do ser humano, influenciando e sendo influenciado pelas estruturas sociais, problematizando seus limites, suas contradições e suas diferentes atitudes quando sujeito a um determinado momento ou situação histórica.  É questionar os problemas sociais, refutando as primeiras impressões, ir além das aparências, isto é, provocar no estudante o entendimento que por trás de um mundo manifesto, aparente, há um mundo de aparências.  Os fatos sociais e as ações sociais foram construídos socialmente. Não há comportamento humano fora da cultura, o que não significa que as estruturas presentes na sociedade não possam ser modificadas.

O objeto de estudo da História tem como foco principal o passado, como o homem vive, sobrevive, relacionando com o tempo. Assim conseguir relacionar os fatos e perceber que as transformações de uma sociedade não são naturais ou espontâneas  mas determinadas por uma série de fatores anteriores, a mesma não se resume a simples repetição dos conhecimentos acumulados, deve servir como instrumento de conscientização do ser humano para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
As preocupações da Filosofia tem que existir como conteúdo escolar desde a educação infantil, mas como disciplina é essencial para o ensino médio. A Filosofia foca questões da existência humana e pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. É necessária, no sentido que ajuda na cidadania, na ética para a formação de um sujeito com senso crítico, vencer o misticismo das coisas, as ideias fechadas, orienta na formação de conceitos e juízos, a partir da análise da ideia dos pensadores. A dúvida é importante para conhecer e ampliar horizontes.
As dificuldades encontradas para ensinar as disciplinas das áreas humanas são diversas, pois, os alunos não tem o hábito da leitura, muitas vezes não sendo instigados pelos educadores para buscar o conhecimento. O contexto social no qual o sujeito está inserido também acaba dificultando uma aprendizagem concreta.
As concepções políticas e as referentes às ações humanas nos espaços público e privado, assim como as relações homem-natureza, estão sendo modificadas. Os paradigmas científicos que sustentavam as bases fundamentais dessas concepções estão sendo questionados e colocados em cheque pelas realidades que glorificam o novo tecnológico, mas não solucionam problemas antigos, como as desigualdades, preconceitos, dificuldades de percepção do “outro” e as diversas formas de convivência e de estabelecimento de relações sociais.
Cada disciplina deve ser problematizada a partir da realidade do aluno, contextualizando o conteúdo através da interdisciplinaridade, levando em conta a diversidade do sujeito.