Ciências Humanas
ESCOLA ESTADUAL ERNANI VIDAL – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CURITIBA – PR
Ciência Humanas- Ensino Médio - Caderno II – Etapa II – Formação de Professores do Ensino Médio
Orientadora de Estudos: Denise Pereira Carvalho Santos
Professores Participantes:
Ana Lúcia Mathias
Deise Pereira Santos Carvalho
Iran Frank da Silva
Jeana Escolástica Maffini dos Santos
Márcia Cristina Marquezini Pinheiro de Freitas
Nelson Mário Rizzardi
Reny Aparecida Estácio de Paula
Viviane dos Santos Bezerra
INTRODUÇÃO
A proposta da pesquisa é estimular nossos estudantes a obterem hábito de verificar as informações nutricionais contida nos rótulos dos alimentos , na hora das compras, é condição obrigatória para quem se preocupa com saúde e qualidade de vida. Mas não basta ler,é preciso entender o que está impresso e assim fazer a melhor escolha,que lhe traga saúde. As informações nutricionais encontradas nos rótulos dos alimentos são fundamentais para que o consumidor possa identificar se existe algum nutriente restrito à sua alimentação.
É obrigatória a rotulagem de alimentos industrializados e tem como objetivo proteger os consumidores de declarações abusivas ou enganosas que possam induzi-lo ao erro e, ainda, permite a comparação de produtos na hora da compra.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os rótulos das embalagens dos alimentos são padronizadas em todo o Mercosul.
Nos rótulos deve conter, obrigatoriamente, o valor energético (em kcal), e as
quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas,
gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Essas informações nutricionais terão que fornecer a quantidade da porção do alimento em grama ou mililitro, e o
correspondente em medida caseira, como copo, xícara, dentre outros. Segundo
a nova regulamentação, das informações obrigatórias foram retiradas o Colesterol, o Cálcio e o Ferro e foi incluída a Gordura Trans.
OBJETIVOS
• Incentivar bons hábitos alimentares;
• Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
• Estimulá-los a adquirir o hábito de ler o rótulo e verificar os dados
fornecidos.
• Fazer relação entre alimentação e saúde;
• Utilizar o conhecimento científico para uma mudança de comportamento,
originando uma melhor qualidade de vida;
• Estimular a reflexão do estudante a respeito do conceito de alimentação saudável e saber o que ele compreende sobre o assunto.
JUSTIFICATIVA
Os rótulos dos alimentos devem conter informações obrigatórias tais
como: prazo de validade, ingredientes, conteúdo líquido, identificação da origem, lote e instruções sobre o uso e preparo do alimento. Além disso os rótulos devem especificar a quantidade e a composição química dos alimentos.
Rótulo: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que
esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do
alimento. Assim os rótulos devem obter as seguintes observações.
• Valor energético (calórico) energia que a porção do alimento fornece.
• carboidratos responsáveis pelo fornecimento de energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades físicas e mentais.
• Proteínas têm função reparadora e construtora de células e tecidos.
• Gorduras totais somatória de todas as gorduras contidas no alimento, entre as funções se destaca a composição das membranas celulares e manutenção do equilíbrio térmico do organismo.
• Gorduras saturadas tipo de gordura necessária em pequenas quantidades.
• Quando consumidas em excesso, podem causar obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
• Fibra alimentar contribuem para o bom funcionamento do intestino.
• Sódio participa da condução dos impulsos nervosos e contrações musculares. Quando consumido em excesso, pode causar hipertensão.
% VD (Valor Diário de Referência): é o percentual que a porção do alimento atende do Valor Diário utilizado como Referência para a rotulagem.
ATIVIDADES DO ANO DO ENSINO MÉDIO
1) Recorte a Informação Nutricional de qualquer rótulo de alimento e cole abaixo.
2) Conceitue os componentes químicos nutricional dos rótulos de alimentos:
( a ) carboidratos
( b ) Proteínas
( c ) Gorduras saturadas
( d ) Gorduras trans
( e ) Fibra
( f ) Sódio
3 ) Quais nutrientes presente na informação nutricional do rótulo que você
recortou e colou, fornece mais energia para os seres vivos?
4 ) As gorduras são maléficas para nossa saúde. Você concorda com essa
afirmação? Justifique
5 ) Você costuma fazer a leitura das informações nutricionais dos rótulos de
alimentos? Justifique
6) Explicar o significado e as diferenças entre os alimentos “diet” e “light”.
7) Calcule seu IMC(Índice de Massa Corporal) = Peso atual (kg) / altura2 (m2 ).
Depois analisamos o IMC de cada aluno, segundo tabela da OMS.
8) Porque é importante ter uma dieta balanceada?
9) O que você entende por Valor Calórico?
10) Cite exemplos de alimentos industrializados muito calorico e pouco calorico.
11) O alimento que você analisou o rótulo é rico em que nutriente? Justifique.
12) Faça uma análise de sua alimentação diária e verifique se está de acordo
com a Pirâmide Alimentar.
13) O que acontece com o organismo, quando uma pessoa fica muito tempo
sem receber o mínimo de alimentos de que precisa para sobreviver?
14) Tabu x Alimentação Existem informações que circulam pela sociedade, passadas de geração em geração, ou que surgem repentinamente como se fossem verdades universais mas que não apresentam comprovação científica. É o caso de quem afirma que comer manga com leite faz mal. Essa afirmação é da época da escravatura, e o objetivo real era de evitar que os escravos consumissem o leite dos senhores. Cite alguns tabus alimentares utilizado em seu cotidiano.
- Logue-se para poder enviar comentários