Ciências Humanas

Reflexão livro 02- Ciências Humanas.
      Após os debates dos textos fornecidos para este módulo, chegamos a conclusão de   que para se produzir uma  interação entre as disciplinas, devemos nos ater em como as ciências foram desenvolvidas ao longo do tempo e de como temos algumas influências das mesmas em relação à separação e distanciamento dos diversos campos do conhecimento. Percebemos também que para termos uma interdisciplinaridade necessitamos estabelecer metas educacionais previamente estabelecidas a serem cumpridas para a unificação entre os conhecimentos. Para isso nós professores educadores que vivenciamos a sala de aula com nossas peculiaridades, devemos nos atualizar sempre com leituras de pesquisas sobre o tema, conversas com professores de outras áreas, a fim de somarmos ideias e que as mesmas possam ser consolidadas, nunca deixando de ter em mente que as fronteiras existem entre as disciplinas,porem  podemos usar informações, métodos de outras disciplinas para que os conteúdos possam interagir como forma de complementação proporcionando assim um conhecimento globalizante.  
      A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registros sistemáticos dos resultados.  BRASIL (1999, p. 89).
      Portanto, devemos fazer da interdisciplinaridade uma proposta para que os vários conhecimentos venham a se interligarem e se relacionarem dando uma visão de totalidade aos alunos. Os conteúdos como a geometria plana, e as áreas delimitadas da quadra, fazem a interdisciplinaridade com a disciplina Matemática e a disciplina Educação Física.
Como atividade proposta pelo Caderno II do GER, foi solicitado aos alunos de três turmas (período noturno) do Ensino Médio do Colégio Almirante Tamandaré que relatassem, através de texto escrito, quais os seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a dez anos. A partir dos relatos dos alunos quanto à proposta de trabalho sobre as expectativas para o futuro,  destacamos alguns pontos comuns dos textos produzidos que podem auxiliar nas diretrizes para o trabalho escolar e recondução didática no Ensino Médio que apontam para a necessidade de mudanças.
      O currículo atual ainda propõe ações que nem sempre envolvem o aluno como protagonista; por exemplo, na definição dos conteúdos a serem estudados, importa considerar a realidade, as expectativas e as necessidades dos alunos e da comunidade em que se encontram inseridos, pois sem essa inclusão não se estabelecerá o “link” entre as propostas e a visão dos alunos diante desses conteúdos, fazendo com que se perca o elo essencial para a motivação na aprendizagem.
      Outra questão a ser considerada é a desmotivação dos alunos diante dos estudos para um futuro mais promissor, pois muitos não vislumbram a educação formal como meio de desenvolvimento pessoal e melhora de nível econômico e social.
Percebe-se também que não se instiga o aluno, na medida necessária, a buscar conhecimento, o que o torna apático e pouco dinâmico quando se trata de criar soluções e apontar saídas para os desafios que se lhe impõem.
      Também se denota a necessidade de ativar nossos alunos e motivá-los a pensar sobre futuro, sendo esse exercício uma ação essencial para o processo ensino-aprendizagem.
É, portanto, essencial que busquemos outras formas de iniciar o trabalho didático na apresentação dos conteúdos, fazendo com que nossos alunos entendam como poderão ser beneficiados, em suas vidas, pelo conhecimento de tais conteúdos, tornando assim a aprendizagem mais significativa. Há que se considerar a interdisciplinariedade na adoção de estratégias que envolvam as disciplinas e os conteúdos programáticos de modo que estendamos mais perspectivas no estudo proposto, mostrando sempre os caminhos que deverão trilhar para atingir a aprendizagem, sem, entretanto, impor conteúdos que para os alunos não tenham ligação com seu mundo real, com seu dia a dia.
      Nos textos produzidos, percebemos que a maioria dos alunos objetiva cursar o ensino superior, ou seja, percebe a importância da Educação em suas vidas, valoriza sua família, pretende unir-se com outra pessoa e constituir família, tem grandes expectativas para o sucesso profissional e pessoal.
Portanto, nossos alunos acreditam que podem ser bem sucedidos, desejam ter uma profissão   - e a maioria citou profissões que dependem de formação universitária. São pessoas que, se trabalharmos de forma adequada, podem melhorar sua alta estima e, assim, desenvolver melhor suas aptidões e habilidades.       

ATIVIDADE PROPOSTA: AÇÃO CURRICULAR QUE CONSIDERE A REALIDADE ESPECÍFICA DE SEUS ESTUDANTES EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES.

       A ação curricular programada foi definida a partir da necessidade de trabalhar com os alunos a mudança de pontos de vista e de concepções a partir de épocas diferentes, pretendendo que os alunos percebam a historicidade como elemento modificador de conceitos e pontos de vista.
Alguns conceitos e diretrizes embasaram o trabalho proposto, como por exemplo a   formação do aluno para a cidadania e a análise do livro didático atualmente tem direcionado a um trabalho que envolva a participação do indivíduo na sociedade, como ser atuante e participativo, capaz de mudar a realidade a partir das constatações e reflexões que faz sobre necessidades de mudanças.  
       A partir do tema “Moda e evolução de seu conceito”, propõe-se um debate com as turmas de segundos anos do Ensino Médio em que se discutam as concepções de moda e se houve modificações importantes na maneira de ver e entender “moda” nas diferentes décadas, considerando o momento atual e o período correspondente a duas décadas passadas.
Importa instigar nos alunos questionamentos que os façam refletir sobre a questão da aparência, o consumismo, as tendências da moda e seus reflexos na maneira de agir das pessoas, os elementos “tempo” e “espaço” como influência para a maneira de vestir, enfim, que abordem perspectivas diversas a partir do tema proposto e que possam avaliar os padrões de  comportamento e as influências sociais em períodos distintos da história, colocando em foco a comunidade escolar de que participam.
Os professores de Português, História, Educação Física. Espanhol, Artes, Sociologia, Filosofia, Matemática, Geografia ,deverão trazer informações relacionadas ao tema, seja por meio de textos, vídeos ou outros materiais que possam auxiliar e motivar os alunos a buscar respostas sobre questões levantadas na discussão.
       Deve ser citado que provavelmente os alunos não chegarão a um consenso, pois o tema abrange concepções e pontos de vista diferentes, aproveitando, então, para ser lembrado aos alunos que nem sempre temos uma única resposta em questões que envolvem percepções de mundo.
Os alunos devem iniciar pela elaboração de um questionário com perguntas objetivas relacionadas à moda e mudanças de conceito, considerando as últimas quatro décadas.
Após definição das perguntas e confecção do questionário, os alunos se organizam para entrevistar a comunidade escolar, devendo cada um entrevistar dez pessoas que pertencessem  obrigatoriamente a faixas etárias diferentes, estabelecendo três delas: pessoas de 10 a 20 anos, de 20 a 30 anos e de 30 a 40 anos.           
      Em posse do resultado dessas entrevistas, os alunos devem elaborar a tabulação dos mesmos e confeccionar gráficos sobre as questões.
      Esses resultados seriam trazidos para debates na escola, de forma a propor ações intervencionistas para abordar a influência da moda na concepção estética, econômica e social.
      Em Matemática, seria trabalhado o tema através da elaboração de gráficos e da tabulação; Em Português, seria desenvolvida a competência da oralidade através das entrevistas e dos debates,  e também a competência escrita através da elaboração de textos de gêneros textuais diversos, concluindo com a elaboração de texto argumentativo com as concepções e pontos de vista de cada aluno.
      Já em espanhol, seria proposta uma campanha publicitária que envolvesse o bilinguismo, tendo como tema a Moda sob diferentes perspectivas.
      Em Sociologia, propõe-se iniciar o trabalho pela apresentação de vídeo (incluso) em que se trabalham as preconcepções e prejulgamentos, além de avaliar questões como “aparência X essência”.
Considerando-se a comunidade escolar como a referência para o trabalho, e para os resultados obtidos nas entrevistas, deve ser enfatizado que o espaço e o tempo, são elementos relevantes para a compreensão dos resultados, podendo haver modificações quando se considerarem outros espaços e outro período.   
         As atuais diretrizes da Educação estabelecem como prioritário o trabalho de conscientização para a formação de indivíduos cidadãos, proporcionando, através de ações curriculares, a promoção da ética, de valores morais, de saúde e de temáticas que levem à melhor qualidade de vida da sociedade.
Dentre as possíveis unidades de trabalho que estejam em consonância com os objetivos propostos no plano de ação da escola, entendemos que a alimentação configura-se como uma possibilidade a ser explorada, e que a sua aplicabilidade possibilitará aos alunos suprimir os desafios na buscar de soluções para os objetivos ou seja a hipótese  pelos quais o projeto foi criado e posteriormente implementado.
       O projeto proposto será contemplado nas diversas áreas do conhecimento, bem como poderá ser trabalhado nas diferentes disciplinas curriculares (interdisciplinaridade e integração de saberes). Através de uma sequência previamente estabelecida, será desenvolvido em algumas etapas, que seguem:
Análise de rótulos nutricionais de alguns alimentos;
Exame biométrico aplicado pelo professor em sala;
Cálculo do índice de massa corporal (IMC);
Palestra com uma nutricionista e médicos sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis;
Trabalhar a pirâmide alimentar;
Conscientizar os alunos envolvidos sobre a influência da mídia nos padrões de beleza;
Levantamento do cardápio diário do aluno e compará-lo com o ideal;
Divulgar os resultados levantados na pesquisa através de  cartazes, apresentações, redes sociais, etc...
       Após o desenvolvimento dessa ações, notou-se que houve uma transformação dos envolvidos na melhoria da sua qualidade de vida e a conscientização na manutenção do seu IMC dentro dos padrões normais das metas traçadas, e principalmente as mudanças de hábitos que estes conhecimentos proporcionaram nos alunos e que serão posteriormente levados para suas vidas.