p { margin-bottom: 0.21cm; }
No ensino de ciências o professor se coloca como aquele que conduz os alunos ao enfrentamento de conflitos e ao enfoque da descoberta. O aluno torna-se produtor de seu conhecimento. Para Ausbel(1973,p.214)o aprendizado da ciência consiste em ‘’transformar significado lógico em significado psicológico ‘’.A partir dessa colocação,podemos pensar que a avaliação dessa estratégia didática é mais complexa.È preciso levar em consideração o conhecimento conceitual,ou seja,os procedimentos e atitudes dos alunos em frente aos conflitos e a busca de respostas .Estas atitudes refletem a vivência de cada um,como indivíduo,e isto deve ser respeitado dentro de uma avaliação ,que tem por finalidade promover este indivíduo que consegue resolver conflitos e não somente copiar modelos.Para isso é necessário situar o aluno em um contexto de pesquisas dirigida.E ao longo desse processo cabe ao professor adequar o conteúdo a realidade ,mas ao aluno cabe a responsabilidade de favorecer este momento de conhecimento ,através de uma construção de saberes coletivos.
Não há necessidade alguma de trapacear, de disfarçar, de acrescentar... Todo conhecimento por rigoroso e completo que seja é transmissível usando próprios métodos científicos, com mesma inquietação. E isso é válido, independente da idade e da formação dos destinatários do conhecimento. (Wagensberg,1993,p.94-93)
E a leitura desses conhecimentos, que se transformam de tempos em tempos em códigos que permeiam nossa existência, reflete uma tentativa de transformar simples quintais onde pessoas reais vivem seu cotidiano em laboratórios onde o futuro acontece.
Colégio Estadual Vidal Vanhoni –Paranaguá – Pr
Orientadora: Carla Renata Telles de Abreu
Professores participantes:
Airton Delponte
Franciele Alves Laureano
Maria Elizabeth Oliveira da Rosa
Tânia Mara Gonçalves
Tânia Mara Rosina Scomasson
Gildamir de Lima Formiga