Ciências da Natureza - Reflexão e Ação, p.41

PACTO ENSINO MÉDIO BAHIA- SEC/MEC
Unidade Escolar: Colegio Estadual Tarcilina Borges de Barros Professor Orientador: Maria Eugênia Silva Nascimento
Professores Cursistas: Angela Roberta Barreto Reis, Arleide do Carmo Lima, Carla Maria Pereira dos Santos, Edineide dos Reis Nascimento, Maria Eliene Pereira Lima.

Etapa II – Ciências da natureza – Reflexão e ação – p. 41

TEMA: A escassez de água e a experiência de vida do nordestino

ÁREAS DE CONHECIMENTO ENVOLVIDAS:
• BIOLOGIA:  A Dengue e  outros agentes de doenças na água: vermes, protozoários, e bactérias
• FÍSICA: A água que movem as turbinas e produzem energia
• QUÍMICA: A composição química da água e sua importância para vida.
• HISTÓRIA: As formas de adaptação do sertanejo para conviver com a seca ao longo dos séculos
• GEOGRAFIA: A gestão dos recursos hídricos: hidrografia da Bahia
• MATEMÁTICA:  Calculando a proporção da água: a água que temos no planeta, a água que gastamos diariamente, o preço que pagamos.
• ARTES LABORAIS: Expor água: retratos das secas e enchentes.
• SOCIOLOGIA:  O velho Chico traz vida ao sertão.
• LINGUA PORTUGUESA:  Elaboração de redação sobre o tema

OBJETIVOS:
Buscar informações sobre tecnologias e formas adequadas de economizar a água;
Analisar as formas de adaptação de povos que sofrem com escassez de água;
Conhecer algumas patologias relacionadas ao uso indevido de água;
Expressar conhecimento adquirido através da linguagem artística;
Entender a influencia do rio São Francisco no cotidiano do povo do sertão

JUSTIFICATIVA:
A água é um recurso natural que vem se tornando escasso, a exemplo do que vem acontecendo atualmente na região sudeste, qualquer experiência de vida que traga efetividade ao seu uso racional, a exemplo, da experiência das pessoas que habitam a região do semiárido nordestino  podem ajudar no que diz respeito a como conviver com essa experiência a partir do uso de tecnologias simples, mas eficientes no enfrentamento desses períodos de escassez. É sabido que cada cidadão tem o dever de usar a água de forma consciente, assim é preciso evitar tanto seu desperdício quanto a sua poluição.

METODOLOGIA:
a)Pesquisa sobre o tema e Sínteses de dados;
Inicialmente será proposta pesquisas sobre os subtemas  em sites, biblioteca, arquivos virtuais, jornais, revistas e leitura de textos diversos. Num segundo momento caberá ao professor de cada disciplina adotar outras estratégias diversificadas propícias a sua disciplina( trabalho de campo, experimentações, apreciação de filmes, jogos, produções de texto, etc.)

b) Realização de um Seminário Temático Integrado.
A turma será dividida em grupos de 3 a 5 alunos, será feito um sorteio onde cada grupo ficará responsável por uma disciplina cabendo a cada um realizar uma síntese que expresse o conhecimento adquirido a partir dos trabalhos e estudos realizados em sala de aula e outros locais e ao final da unidade, dia do seminário integrado, cada grupo deverá apresentar - de forma criativa -  a síntese conclusiva das pesquisas realizadas em cada disciplina sobre o tema em estudo.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, participação, criatividade, produções realizadas e auto- avaliação.
Referencias  Bibliográficas
KRASILCHIK, Myriam ; MARANDINO,  Martha. Ensino de Ciências e Cidadania, 2. Ed., São Paulo: Moderna,2007.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, BAHIA. Brasil: Vida, Natureza e Sociedade-Sueli Angelo Furtan, coordenadora de conteúdo . São Paulo: Geodinâmica,2014.