ETAPA II CADERNO III
CIÊNCIAS DA NATUREZA
REFLEXÃO E AÇÃO 4
INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA – O consumo consciente da energia elétrica na escola
ESTUDO DA REALIDADE – Desperdício da energia elétrica na escola
Os alunos não sabem o custo da energia que consomem em suas casas no dia a dia. O país passa por uma crise energética devido a matriz adotada, que é hidrelétrica (66%), em detrimento de outras como a termoelétrica (25%), nuclear (2%), eólica(1%). Deve-se considerar o desperdício doméstico que reflete nas atitudes na escola.
Nas residências ocorre o maior desperdício, proporcionalmente em relação à indústria, que é de 15%. devemos realizar estudos (leituras) jornais, revistas, artigos em geral sobre o desperdício, e consumo de energia.
PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL – Devem ocorrer debates, fóruns, seminários sobre os dados levantados.
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO – A energia elétrica é oriunda de hidrelétricas, na sua maior parte, nas quais há transformação da energia potencial gravitacional da água que ao descer por dutos (tubos), ganha velocidade e se transforma em energia cinética, fazendo girar um eixo que está ligado a um gerador que por indução magnética produz elétrons em movimento (corrente elétrica), como eletricidade alternada.
A estratégia utilizada seria exposição oral, esquematização no quadro negro. Também se faria a montagem de uma bicicleta com um dínamo acoplado a luzes de (LEDs) que acenderiam ao pedalarmos a bicicleta e a demonstração através de vídeos mostrando uma hidrelétrica em funcionamento na produção de eletricidade.
A acumulação de energia elétrica pode ser feita com o uso de baterias, fazendo uma demonstração aos alunos utilizando metais com diferentes potenciais elétricos (zinco, cobre e outros) num meio aquoso (ácido ou básico). Biologicamente nas sinapses (ligações neurológicas) e também na estética corporal são utilizadas correntes elétricas.
Pode-se falar sobre o descarte de equipamentos eletrônicos como: lâmpadas, baterias, pilhas, placas de computadores, etc, que são altamente prejudiciais ao meio ambiente.
Outra possibilidade seria fazer uma apresentação em contraturno das práticas contra o desperdício de energia e a conscientização do consumo racional de energia.
Os alunos elaborarão um questionário sobre seu consumo de energia sob a supervisão dos professores para aplicá-lo no contraturno, interpretando os dados obtidos.
Cursistas: Daniel de Oliveira, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Ribeiro, Simara Alves da Silva.
Col. Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento – EFM (Curitiba)
Orientador de Estudos Everton Souza