Ciências da Natureza - ETAPA II CADERNOIII

COLÉGIO ESTADUAL PROTÁSIO DE CARVALHO

Adriana Beatriz de Carvalho
Adriana Fanini
Alexandre Alves Bezerra
Angélica Cristina de Almeida
Donizete de Souza
Janete Lara
Jisele Tesserolli
Simone Aparecida Fiorati
Damares Rolim
Luciane Kramek
Patricia Svolenski
Vanessa Bunicoski Fontes

Enfatizando a contextualização do conhecimento , discutiu-se no grupo a pesquisa como princípio pedagógico. A conversa girou em torno da necessidade de incentivo aos alunos para que eles compreendam que são protagonistas da construção e produção do próprio conhecimento. O trabalho continuou com a escolha da abordagem que deveria ser utilizada, após análise das sugestões, a abordagem escolhida foi a  “Problematização da realidade por meio dos momentos pedagógicos”. Seguiu-see com a elaboração da atividade de Biologia Genética aplicada nas turmas dos terceiros anos A, B e C do Colégio Estadual Protásio de Carvalho descrita abaixo:
Investigação temática: Reconhecimento de cromossomos humanos;

  • Estudo da realidade: Diferenciar através dos cariótipos, indivíduos “normais” de indivíduos portadores de síndromes;
  • Problematização inicial: Muitas síndromes não são identificadas através de características fenotípicas, apenas observando o estudo dos cromossomos;
  • Organização do conhecimento: Orientação, por parte do professor, de como identificar e realizar as atividades;
  • Aplicação do conhecimento: Apresentação da síndrome identificada através da montagem do cronograma incluindo as pesquisas interdisciplinares.

Além da Biologia, o aluno terá contato com conteúdos de outras disciplinas, realizando a interdisciplinaridade conforme enumerada:

  • Geografia – identificando, no mapa, a cidade (país) onde a doença foi descrita;
  • História – descrevendo o histórico da doença e a biografia do seu descobridor;
  • Português – analisando os resultados de sua pesquisa e usando a oralidade para a apresentação;
  • Química – estudando sobre as substâncias e medicamentos usados no tratamento de tais síndromes;
  • Matemática – pareando os cromossomos para obtenção de resultados compatíveis com espécie de 46 cromossomos.