Ciências da Natureza e a interdisciplinaridade

Colégio Estadual José Bonifácio de Campo Bonito, Paraná.

Com relação as práticas no ensino de ciências, concordamos com as colocações, em partes, pois a prática efetiva necessita de todo um contexto estrutural para sua plena realização. Esta prática precisa estar  relacionada   com o conteúdo trabalhado em sala de aula bem como sua contextualização. As práticas visam a investigação autêntica que é um dos princípios norteadores do ensino da ciências naturais que visam uma alfabetização cientifica, estimulando ao educando a percepção e compreensão da realidade oportunizando a elaboração de questões relacionadas ao ambiente no qual está inserido. A metodologia desenvolvida por esta área do conhecimento deverá propiciar a análise de dados, através das problemáticas levantada, buscando explicações e práticas que possam intervir e contribuir no desenvolvimento pessoal e social.
          Já, referente ao planejamento de forma interdisciplinar, escolhemos o tema:  A utilização do celular na contemporaneidade:
Objetivo: Buscar mediante as diferentes disciplinas afins o impacto do uso constante do aparelho celular. Possibilitando através da investigação científica demonstrar as especificidades desde a sua constituição, as possíveis alterações e as consequências para os indivíduos, sociedade e meio - ambiente, buscando também estabelecer o uso consciente desta tecnologia.
Metodologia: Deverá ser apresentado a mesma temática dentre as disciplinas, após apresentação inicial do tema pelo Professor, delimitar os conteúdos em suas disciplinas específicas como segue o quadro abaixo:
Física:Conteúdo Estruturante:Termodinâmica, Electromagnetismo, Óptica
Conteúdo Específico:radiação, lentes, imagens.
QUÍMICA:conteúdo estruturante: matéria e sua natureza, biogenética, conteúdo específico: estudos dos metais, tabela periódica, química ambiental.
BIOLOGIA: conteúdo estruturante: mecanismos biológicos, conteúdos específicos: anatomia, fisiologia e morfologia.
AVALIAÇÃO: Após a pesquisa inicial promovida pelos alunos, deverá ser apresentado seminários relativos aos resultados obtidos nas diferentes disciplinas com o acompanhamento e delimitação do professor responsável. Nas apresentações deverão constar material escrito como material de apoio, recursos áudio visuais e apresentações de caráter expositivo.