O ensino das ciências da Natureza deve ser articulado nos eixos: trabalho, Ciências, Cultura e Tecnologia.
O currículo historicamente, vem sendo organizado por disciplinas de modo a priorizar o ensino e aprendizagem conteudista e fragmentado.
A instituição escolar nem sempre consegue acompanhar as transformações da sociedade, e as vezes, mesmo que involuntariamente apresenta resistência a essas mudanças. E os estudantes, apesar das facilidades no domínio e uso das tecnologias, por mais complexos que sejam esses aparelhos, muitos deles desconhecem os avanços científicos, bem como as questões sociais, históricas e filosóficas que possibilitaram a produção e o aperfeiçoamento de tais aparatos.
Percebemos que os alunos tem conceitos imediatistas do conhecimento, quando questionam o professor sobre o que e em quê, tal conteúdo irá contribuir para suas vidas. Não há uma curiosidade nem um encantamento pela descoberta. É preciso resignificar concepções , caso contrário, parece difícil compreender que as Ciências da Natureza( Física, Química e Biologia) abrange m atividade socioculturais, os quais dialogam com outros conhecimentos.
Cabe aos educadores possibilitarem interações que favoreçam a construção e resinificação social de conceitos sobre os conhecimentos científicos, através de trabalho coletivo com a socialização de pesquisa, leituras cientificas, experimentos, análises e discussões sobre temáticas da atualidade. Desse modo os estudantes poderão estabelecer relações entre outras áreas do conhecimento e assim, ampliar seus conhecimentos e sua leitura de mundo, fazendo a correlação entre ciência, tecnologia e sociedade .
Ao estudar Ciencias da Natureza, não podemos esquecer que, não basta saber teoricamente, o conhecimento cientifico de cada area, porem relacionar os fenômenos concretos que se apresentam na sociedade. É preciso compartilhar o mundo conceitual, mas, e sobretudo, precisa-se atuar como pesquisador perante fatos de interesse social.
Sabe-se que para formar um cidadão atuante, é necessário desenvolver habilidades comunicativas para interpretar, construir e refutar argumentos, bem como estabelecer relações entre o conhecimento empírico, às explicações e teorias sobre as ciências em questão. A problematização e a experimentação se apresentam como um caminho pedagógico para a aprendizagem das Ciências da Natureza. Assim se valoriza o desenvolvimento individual e também social na produção de conhecimento científico escolar.