CIÊNCIAS DA NATUREZA - Caderno III

Tema Central: Água
Biologia: Ciclo da água
Química: Composição da água, energia da mesma.
Física: Medida da temperatura
Atividade desenvolvida a partir do caderno3 etapa 2SIS Medio
Colégio Estadual Eron Domingues
Coordenadora: Neiva Maria Fritzen
Professores:Maristela Dupnold, Vera Greco, Judite Schmtt, Dorotea Barbosa Krumenaer, Janete Sousa, Daniela Folmann, Ivanete Barbosa e Queila Borges

Aula introdutória na disciplina de Física, em que os alunos foram levados ao Laboratório de Ciências onde inicialmente  realizaram  uma  atividade prática em que se utilizaram o copo de Becker e o termômetro, em que  mediram a temperatura da água ambiente, registrando a mesma em seu caderno. Em seguida, realizaram o mesmo procedimento com a água em ebulição e com o gelo, registrando também os seus resultados. Fazendo uma mistura entre a água quente e o gelo. Observaram com o termômetro a troca de calor entre os dois.

Após, a professora oportunizou a coleta de informações em registros, e em seguida os alunos calcularam esses valores nas Escalas Fahrenheit e Kelvin.

A partir desta prática, abre-se a oportunidade para a disciplina de Química trabalhar os compostos similares que ocorrem na natureza sob a forma de gases, com temperaturas de fusão e ebulição bem abaixo de 0ºC. A água é única porque ocorre nos três estados da matéria – sólido, líquido e gasoso, sob condições atmosféricas bastante restritas.

A flutuação do gelo pode ser citada como exemplo, uma vez que tais ligações mantêm as moléculas de água mais afastadas no estado sólido do que no estado líquido, onde há uma ligação hidrogênio a menos por molécula. Também é devido às ligações de hidrogênio que há elevado calor de vaporização, a forte tensão superficial, o alto calor específico e as propriedades solventes quase universais.

Em função da natureza química de sua molécula, as propriedades físicas e químicas da água diferem muito das de qualquer outra substância, o que a caracteriza como constituinte fundamental da matéria viva e do meio que a condiciona.
Em Biologia, pode-se trabalhar a superfície de exposição  da água (por exemplo, um oceano ou nas folhas de árvores de uma floresta), quanto maior for a exposição de calor, maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido, isto é, gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se concentram formando nuvens.

Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).

A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençois freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, açudes e rios são mantidos.

A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.

Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

A partir dessas práticas percebe- se que há possibilidades de se trabalhar o conteúdo de forma interdisciplinar, em que o aluno discute o mesmo tema nas diversas disciplinas da Ciência da Natureza e consegue estabelecer relações entre si e ampliar seus conhecimentos.