COLÉGIOS ESTADUAIS "HELENA VIANA SUNDIN" E "ALBERTO GOMES VEIGA"
ORIENTADORA: PROFESSORA MARIZA HELENA BARBOSA
PROFESSORES:
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SANDRA MIRE DO PRADO;
CLAUDIO LUIS V. C. PORTO;
HELENA MITIKO FUJIMAKY;
OLGA INÊS KADAJSKYJ;
ANA CLAUDIA
FRANK SHIGUEU TSUIKI;
SILVANIA INOCÊNCIO DE OLIVEIRA TSUIKI;
LÓRIS CROCCOLI;
HALIME HAMMOUD MOURAD;
LYDIANI MARIA DOS SANTOS PEZZINI;
GUSTAVO TRIERVEILER ANSELMO
PLANO DE AÇÃO – CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS
Educação, fator relevante no trato com os alimentos. No corre-corre diário, muitas vezes não percebemos a real i,portância de uma boa alimentação.
* Apresentação da pirâmide alimentar e suas diversidades (vários exemplos de pirâmides alimentares em seus respectivos países) – momento para discussão sobre as razões dessas diferenças – www.googleweblight.com (Biologia, Educação Física, Geografia, História)
* Grupos alimentares e suas especificidades, importância da 1ª refeição, alimentação não saudável e a luta contra a obesidade nos Estados Unidos. (Língua Portuguesa, LEM-Inglês, Biologia, Educação Física, Química)
* Checar entendimento através do jogo dos alimentos – Dokie e os Alimentos – www.discoverykis/brasil/uol.com.br/jogos/dokieeosalimentos (Educação Física, Física, Biologia)
* Quais são os oito ODMS? Erradicar a extrema pobreza e a fome é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, documento assinado pela ONU em 200, tendo como prazo para alcaçar este objetivo e mais sete deles, o ano de 2015. (História, Sociologia, Língua Portuguesa) * www.googleweblight.com/lite_url=http://nospodemos
* Discussão sobre os motivos que levaram a ONU a assinar esse documento e os motivos pelos quais os objetivos não foram alcançados em sua totalidade. Em que países, continentes houve grande progresso? (História, Geografia)
* Quais possibilidades para que este objetivo seja alcançado? Língua Portuguesa, Biologia, Sociologia, Filosofia) * Reaproveitamento consciente dos alimentos – www.rioeduca.net (Biologia, Física, Química)
* Convite à comunidade para participação de Oficina: alimentação saudável através do reaproveitameto de frutas,legumes e verduras. Informações e prática relacionadas ao manuseio e preparação de algumas receitas. (Língua Portuguesa, Biologia, Química)
* Verificar informações nutricionais de cada receita preparada. Calorimetria, energia, imã, eletromagnética. ( Física, Química, Matemática, Biologia)
* Preparação de receitas específicas para diabéticos e hipertensos. (Química, Biologia, Educação Física)
* Produção de folders com receitas bilingues para distribuição aos participantes da oficina e demais convidados. (LEM – Inglês, Língua Portuguesa e Artes)
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