Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino Fundamental e Médio
Orientadora: Nadir Teresinha Gatelli
Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Natiele Sehn
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
* Investigação Temática: Impactos e benefícios do uso do celular na sociedade atual
* Estudo da realidade :
Horas diárias em que as pessoas utilizam o celular.
Quantidade de pessoas da família que tem celular.
Novos tipos de aparelhos celulares e o consumismo desenfreado.
Impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos aparelhos .
Problemas de saúde causados pela radiação do celular.
Postura das pessoas.
Sedentarismo.
Relacionamento entre as pessoas.
Direitos e deveres no uso do celular (uso legal no trânsito, na escola, em reuniões, cursos,...)
* Problematização Inicial :
Como as pessoas se comunicavam antigamente?
Como os celulares funcionam? Como conseguimos ouvir? Como conseguimos enviar e receber mensagens?
Qual a influência do uso do celular em nosso dia a dia?
Quais os impactos trazidos pelo uso desenfreado do uso do celular?
Quais as consequências causadas pelo uso contínuo e prolongado do aparelho celular?
Quais os benefícios trazidos pela tecnologia presente nos celulares?
É possível utilizar o aparelho celular como ferramenta na construção do conhecimento?
* Organização do conhecimento:
Aula expositiva, questionamento, passeios, visitas, discussão, debate, pesquisa, realização de leituras, levantamento e análise de dados, acerca de:
- Biologia: Sistema auditivo; morfofisiologia do sistema nervoso; benefícios e malefícios das radiações (questões envolvendo a relação entre saúde e radiação).
- Geografia: questão das baterias e o seu descarte na natureza.
- História: evolução da telefonia; como era a sociedade antes e depois do surgimento do celular.
- Sociologia / Filosofia: relações humanas após o advento do celular, relacionando como eram as amizades e os contatos antes do aparelho e depois do aparelho e das redes sociais; regras e normas no uso do celular; ética.
- Física: ondulatória; ondas eletromagnéticas; radiações; eletricidade e consumo de energia elétrica; uso do chip de memória.
- Química: Materiais do celular (metais); eletroquímica.
- Matemática: pesquisas sobre preços, descontos, juros, percentuais envolvendo a compra de um aparelho celular.
- Educação Física: sedentarismo; postura.
- Língua Portuguesa: produção textual; produção de um documentário.
* Aplicação do conhecimento :
Seminários.
Elaboração de documentários.