MUNICÍPIO DE VERA CRUZ DO OESTE – PARANÁ
COLÉGIO ESTADUAL VITAL BRASIL
NRE: CASCAVEL
Formação de Professores do Ensino Médio
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II - Caderno III
Coordenadora: Silvana Mailho
Nome dos Professores: Maria Aparecida Demito Pillegi
Graciela Kliemann Caovilla
Lili Mirian Gums Costa
Mara Teresinha Pereira Kliemann
Mariza Zanini Maccari
A CIÊNCIA NOS CURRÍCULOS E COTIDIANOS NA ESCOLA
A ciência está diretamente articulada à história da humanidade. Desde o princípio da vida humana existem práticas que revelam os conhecimentos e também as inquietudes do ser humano na busca da resolução dos problemas do dia-a-dia. Desde a antiguidade percorremos um grande percurso na busca da superação de explicações místicas das questões para as quais os homens não tinham respostas, este gerou e ainda gera muitos conflitos.
Estudar Ciências na escola possibilita, muitas vezes, desmistificar, romper com mitos e crenças arraizados de geração em geração. Só o conhecimento pode trazer para a humanidade a percepção de como o mundo se faz, de como as relações se estabelecem e considerando que conhecer, é poder olhar sobre a natureza e a vida entendendo os processos físicos, químicos, biológicos e sociais no avanço tecnológico da humanidade.
A disciplina de Ciências trabalha com a formação de conceitos sistematizados sobre os saberes que constitui o seu objeto de estudo. Para tanto, cabe ressaltar que a formação de conceitos é um processo complexo que envolve as funções psicológicas superiores, dentre elas a memória, o pensamento, a linguagem, o raciocínio, a abstração, o estabelecimento de relações, a atenção voluntária e a concentração, dentre outras. Vygostky (1989 e 1991) destaca que as funções psicológicas superiores são processos mentais que são desenvolvidos por meio da mediação com pessoas mais experientes, ou seja, resulta de aprendizagens que são promovidas nas interrelações sociais e pedagógicas, tanto no contexto da sociedade, quanto no âmbito da instituição escolar, de forma mais específica.
No trabalho com a ciência no contexto escolar o estudante precisa compreender que ela é uma atividade não-neutra, que não há verdades absolutas e inquestionáveis, que a produção cientifica é coletiva, direito de todos e não privilégio de poucos. Dessa forma, ensinar como o conhecimento é produzido exige pensá-lo numa dimensão de historicidade, considerando que o processo de produção é determinado, principalmente pelas condições sociais, assim não há que se desvincular o social do cientifico, dando-se a devida importância a cada momento socioeconômico e cultural na construção deste conhecimento. A ciência não é uma disciplina independente das outras. Há uma integração conceitual e histórica no progresso e tecnologias que envolvem a história, geografia, matemática e principalmente português no que tange a interpretação e produção textual. Para tanto, é necessário trabalhar por meio dos conteúdos, noções e conceituais que propiciem uma compreensão critica de fatos e fenômenos relacionados à vida, a diversidade cultural e social, e da construção científica realizada pela humanidade. Além de promover a compreensão das inter-relações e transformações manifestadas no meio, provocando reflexões e a busca de soluções a respeito das tensões contemporâneas, possibilitando ao aluno condições para que se aproprie dos conhecimentos científicos básicos da química e física, a partir dos quais poderá entender fenômenos naturais, tecnológicos e a inter-relação homem-homem e homem-natureza.
Esta disciplina tem como objetivo socializar o conhecimento científico que resulta da investigação da natureza para interpretar racionalmente os fenômenos naturais observados, resultantes das relações históricas, sociais e econômicas consideradas no tempo, espaço, matéria, movimento, força, campo, energia e vida. O ensino de Ciências constitui, portanto, um meio importante de preparar o estudante para os desafios que surgem em uma sociedade preocupada em integrar, mais e mais, as descobertas cientificas ao bem estar dos indivíduos. Deve despertar o espírito critico no aluno estimulá-lo a questionar afirmações gratuitas e falaciosas, além de incentivá-lo a buscar evidências. Dessa forma, o ensino contribui para o combate de preconceitos e posições autoritárias e para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, cujos problemas sejam debatidos entre seus membros.