CEUP/FLORAÍ-CIÊNCIAS HUMANAS Reflexão e ação – questão 3: Pág.36

ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS
Reflexão e ação – questão 3: Pág.36
APARECIDA QUIRINO
MARINO DONIZETE TESSAROLO SANCHES
MARTA APARECIDA PEDRONI PIMENTEL
Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

RESUMO:

Professores preocupados com a questão de sustentabilidade e uma educação de qualidade, reune-se em prol da questão da falta de água e do lixo, causa dos problemas que envolvem a degradação do meio ambiente. Também participou a comunidade escolar, já que este problema atinge a todos, professores e alunos, pais, moradores da região visando a necessidade da prática educacional voltada para compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. Este justifica-se por compreendermos quão importante é a interdisciplinaridade com os alunos sobre a água, posto que é um recurso natural que pode ser extinto, conscientizando-os da importância da preservação dos recursos do meio ambiente.

Tema: A água

Introdução:

A organização de um trabalho significativo, onde o aluno participe e aprenda de forma a aplicar o aprendido é desafio constante nos trabalhos em sala de aula. Neste sentido as ciências auxiliam muito na compreensão da realidade em que o aluno está inserido. Apesar de vivenciada de forma empírica, nem sempre o aluno consegue fazer esta relação tão necessária a aplicação efetiva do trabalho. Sendo assim este trabalho deve ser realizado urgentemente, pois grande parte da sociedade ainda não entendeu que a água pode faltar em seus lares por causa de seu uso e desperdício desenfreado, que a poluição da água, a questão do consumismo está gerando uma quantidade exagerada de lixo nas residências, poluindo assim os lençóis freáticos, atingindo de forma direta e agressiva o meio ambiente.
Assim propõe-se um trabalho de esclarecimento e sensibilização aos alunos e comunidade escolares sobre os benefícios e urgências em economizar a água, tendo como objetivo contribuir para a transformação do educando, tornando-o consciente e comprometido na prática de economizar e evitar o desperdício e assim contribuir para o bem estar de todos.
Este trabalho será desenvolvido de forma interdisciplinar, com apresentação de subsídios para a formação de valores e atitudes que identifique informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para compreensão deste problema que nos afeta de forma direta.
Desenvolvimento:

Os trabalhos serão feito de maneira interdisciplinar, sendo que cada professor utilizará os recursos que melhor atendam sua disciplina, tais como: pesquisas, filmes, músicas, produção de textos, planilhas, tabelas, gráficos, apresentações em data show, seminários, entre outros, DVD`s da TV Escola, entre outros.
Assim, propomos a cada disciplina específica, um modelo de conteúdos que poderão ser utilizados pelos professores que atuam no período noturno com o modelo de organização curricular voltado para a aplicabilidade do PROEMI.
Segue-se então alguns destes conteúdos que formarão a composição não somente de um projeto de ensino, como também uma unidade programática. Lembrando que serão apresentados de acordo com as disciplinas específicas, mas aplicados de forma interdisciplinar, sendo que a união das ações contidas nos PTD dos professores contemplará estas ações.

LÍNGUA PORTUGUESA:

_ Produção de textos, poemas, músicas (Planeta Água de Guilherme Arantes), Cartazes, pesquisas, charges, documentários, notícias e filmes.
_ Organização de entrevista feita pelos alunos, relacionada às faturas de consumo mensal nas residências, com o intuito de elaborar uma redação a partir dos fatos compilados, com sugestão de possíveis soluções para amenizar os problemas elencados.

HISTÓRIA:

_ Pesquisar a origem da civilização e a importância da água na construção das sociedades. Construir uma linha de tempo relatando as mudanças sociais e como a água foi utilizada como meio de desenvolvimento durante o percurso destas mudanças. Propor também a história da água tratada;
_ Mostrar o papel, a importância e os usos da água na história da humanidade, sua importância na agricultura, na industrialização, nas comunidades indígenas e após a urbanização.

GEOGRAFIA:

_ Planejar aulas utilizando-se do conceito de hidrografia, abordando o ciclo da água, sua utilização na sociedade contemporânea, e os atuais problemas que as populações nas áreas altamente povoadas(áreas metropolitanas) enfrentam, como a falta e racionamento de água encanada, assim como os casos de enchentes nas áreas de relevos mais baixas das bacias hidrográficas.
_ Relacionar conceitos de geomorfologia e ocupações irregulares ou áreas de riscos de enchentes, buscando sempre explorar e valorizar os relatos e vivências dos alunos frente a estes temas/conceitos/conteúdos.
_ Solicitar aos alunos como forma de avaliação a elaboração de um registro (texto, painel, painel, cartaz,, foto, vídeo) produzido em grupo, focando como os conceitos abordados nas aulas afetam diretamente o seu cotidiano, e quais ações racionais e propositivas o indivíduo e a sociedade deveriam adotar como meio de sanar ou minimizar os impactos negativos da própria sociedade na rede hidrográfica em que está inserida.

BIOLOGIA:

_ Propor aulas para a compreensão da importância da água para todos os seres vivos, e a forma como é utilizada por cada espécie, uso correto e seu desperdício.
_ Discussão e seminários sobre ao aproveitamento das águas continentais, seja das subterrâneas, ou das águas de superfície.
_ Pesquisa sobre o que está sendo feito para garantir a toda humanidade o acesso à água potável no futuro, procurando adotar alternativas que levam a garantir se não a solução, ao menos a amenização destes problemas no futuro.
_ Planejar outros tema como: A poluição das águas nos continentes, rios e riachos por meio de resíduos industriais, redes de esgotos, esgotos domésticos, agrotóxicos e fertilizantes, quais as razões para o tratamento da água, como está sendo feito pela SANEPAR.
QUÍMICA:

_ Planejar aula sobre saneamento básico, mostrando a importância da água limpa. Pesquisar problemas com a água contaminada, como acontece seu tratamento e responder:
-O que é poluição química? E poluição química na água?
-O que é poluição química ambiental?
-Quais os tipos de poluição ambiental existente em nossa região?
-Quais as causas e consequências da poluição ambiental de nossa região?
-Quais os problemas de poluição são gerados ao meio ambiente?
-Como é feito a descontaminação na água e no meio ambiente?
-Quais são os poluentes químicos?
Discutir em grupo:
-Contaminar o meio ambiente é crime? Por quê? Qual o tipo de Pena pode receber?
-Quais as consequências de poluição para a biodiversidade(fauna e flora)?
_ Para a finalização do trabalho os alunos deverão pesquisar sobre as condições de saneamento em nosso município:
-Tem rede de esgoto?
- A água é limpa ou tratada?
-Como é feito o pagamento pela água que recebemos em nossa casa? Você concorda?
-Como você pode contribuir para evitar o desperdício e a poluição da nossa água?
-É feita a reciclagem do lixo de sua residência?

EXPERIMENTO - FOTO QUÍMICO:

MATERIAL:

Suco de limão
Uma pena de ave(caneta tinteiro)
Escreva algo uma folha molhando a pena no suco de limão. Vai ficar transparente.
Pegar uma lâmpada de 70 Wats (incandescente) acesa.
Aproxima a folha da lâmpada acesa e em alguns minutos vai, por meio da oxidação, revelar o que foi escrito.

FÍSICA:
_ Preparar aula para observar os aspectos físicos da água. Experiências envolvendo a água, formas de energia, recurso alternativos.
-Experimento: O mistério da praia.
No verão, não há nada melhor que chegar bem cedo à praia, estender a toalha e pegar aquele bronzeado gostoso no início da manhã. No entanto, o calor vai aumentando, e corremos para água para nos refrescar. Mas se toda a praia é aquecida pelo sol, por que a areia está mais quente que a água do mar?
Vamos investigar:

MATERIAL:

2 bacias de plástico;
2 termômetros(clínico);
Quantidades iguais (em massa) de água e areia seca à temperatura ambiente;

PROCEDIMENTO:

Coloque a água numa das bacias e areia em outra, introduzindo os bulbos dos termômetros em cada uma das bacias.
Mantenha as bacias lado a lado expostos ao sol durante cerca de 40 minutos e, ao final desse tempo, leia as indicações dos termômetros.
Agora responda: Nas bacias há quantidades iguais de água e de areia que receberam calor do sol durante o mesmo intervalo de tempo. Como é possível que a areia esteja, ao final, a uma temperatura maior que a da água?

MATEMÁTICA:

_ Planejar as aulas utilizando a conta de água – trabalhar valores e porcentagens.
_ Propor problemas matemáticos sobre o desperdício de água.
Exemplo: Uma torneira despeja cerca de 5 litros de água por minutos. Um chuveiro perde aproximadamente 15 litros de água por minuto. A partir desses dados, crie equações matemáticas. É possível calcular quantos litros os alunos gastam no banho. E se cada um reduzisse o tempo em 2, 3, ou 5 minutos? Quanto economizariam? Trabalhar volume gasto por metros cúbicos, fazer comparações de conta de água e a partir desses dados montar tabelas e construir gráficos de consumo de água como também dos gastos pelo consumo.
_ Por meio deste trabalho sensibilizar o aluno para a sua contribuição em garantir o não desperdício da água com também a economia do consumo da água sabendo usá-la no seu dia a dia e poder assim dar o exemplo para toda sua família, amigos e sociedade.

INGLÊS:

_ Planejar aulas com diferentes tipos de textos, como músicas, filmes, entre outros que envolva a água, podendo se utilizar dos mesmos textos trabalhados em língua portuguesa.
_ Trabalhar junto com a disciplina de Português e Literatura, traduzindo os textos já estudados sobre a água.
SOCIOLOGIA E FILOSOFIA:

_ Propor aulas com textos sobre a importância da água para a sociedade e como sua utilização tem modificado a atualidade.
_ Discussão e seminário sobre o aproveitamento e cuidado das águas subterrâneas ou mesmo a da superfície, as diversas maneiras de utilização, o uso correto como também o seu desperdício.
_ Debater sobre o que está sendo feito para garantir a toda humanidade o acesso à água potável no futuro.

ARTE:

_ Confecção de cartazes, painéis de fotos e ilustrações que retratem os principais problemas e água como: Poluição, escassez e desperdícios e suas possíveis soluções. Os alunos além das pesquisas cronológica, poderão desenhar e pintar.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

_ Pesquisar e fazer leitura de textos explicando a importância de beber líquido antes, durante e depois dos exercícios físicos, lembrado sempre de evitar o desperdício.
_ Organizar relatórios baseados nas práticas diárias dos próprios alunos e a quantidade ingerida de água durante um período estabelecido, assim como a porcentagem de água e massa que contém o corpo destes alunos.

_ Recursos utilizados:

Aparelho de som, TV e DVD, computador, internet, data show, jornal, revista, entre outros.

REFERÊCIAS:

DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ. SEED,
.DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. BRASILIA, 2013
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno II: Ciências Humanas/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; ( autores: Adair Bonini. et al.), Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, p 28- 36.
Pacto do Ensino Médio, Etapa II – Caderno II – Ciências Humanas/Curitiba, Setor de Educação da UFPR – 2013/portal MEC.
Revista Veja e saúde.