ETAPA II – CADERNO II - CIÊNCIAS HUMANAS
Reflexão e ação – questão 4:
LINDALVA CRISTINI REIS
LEILA APARECIDA BORTOLUZZI
ANAIR APARECIDA CELÓRIA
Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai
Definição do tema
Alimentação Saudável
Justificativa
Em pesquisa realizada com os alunos do 1. Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Urbano Pedroni, observou-se que os mesmos não se preocupam com a alimentação e a relação que esta tem com a saúde. Sabemos que uma das formas de garantir uma boa saúde é através de bons hábitos alimentares e que a escola é um espaço fundamental na formação de valores, hábitos e estilo de vida, entre eles o da alimentação. No entanto, o mundo de hoje, oferece grande quantidade de alimentos industrializados que podem ser prejudiciais a saúde por serem ricos em gorduras, sais, açucares, aditivos, entre outros. Nesse sentido, a escola como formadora de opinião, deve orientar e conscientizar os educandos da necessidade de se ter hábitos alimentares saudáveis, como forma de prevenir doenças, provocadas tanto pela falta de nutrientes quanto pelo excesso de alimentos.
3 - Objetivo
- Identificar os hábitos alimentares dos alunos.
- Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação.
- Saber adequar a alimentação as suas necessidades.
-Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a saúde.
4- Desenvolvimento
O projeto será desenvolvido abordando a interdisciplinaridade.
Matemática: Coletar dados realizando entrevistas com os colegas da própria turma e da família ,apresentando os resultados na forma de gráficos.
Ciências da natureza: Realizar questionamentos sobre os principais tipos de alimentos consumidos pelos alunos, especificando os valores nutricionais e calóricos.
Ciências humanas: Verificar as transformações nos hábitos alimentares da população brasileira.
Educação Física: discutir sobre os hábitos alimentares dos alunos antes, durante e após atividade física.
Linguagens: Analisar diferentes gêneros textuais que envolvam o tema alimentação. Notícia, receita culinária, entrevista.
5 – Metodologia
- Informar aos alunos sobre a importância da participação deles nas atividades;
- Introduzir o tema “Alimentação saudável?” através de coleta de informações e registro dos relatos;
- Através de aulas expositivas e vídeo aulas, abordar os valores nutricionais e calóricos dos alimentos consumidos bem como suas funções e proporções indicados para a ingestão de forma saudável;
- Destacar o papel da mídia,e sua influência nas escolhas alimentares dos adolescentes, através de debates realizados em sala;
- Pesquisar rótulos de embalagens de alimentos informações calóricas e nutricionais e confeccionar um mural;
- Produzir suas próprias receitas saudáveis.
6 – Avaliação
A avaliação ocorrerá por meio da observação, desempenho, integração do grupo e principalmente verificar se houve apropriação do conteúdo através da mudança nos hábitos alimentares dos jovens.
7 - Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: Ensino Médio e formação humana integral. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 1.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: O jovem como sujeito do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 2.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: o currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 3.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: áreas de conhecimento e integração curricular. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 4.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: organização e gestão democrática da escola. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 5.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Formação de Professores do Ensino Médio: avaliação no Ensino Médio. Brasília: MEC, 2013. Etapa 1, caderno 6.
Escoda MSQ. Para a crítica da transição nutricional. Ciênc Saúde Coletiva 2002; 7:219-26.