REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO IV – ETAPA II, p.21.
Professoras:
Aparecida Grandis,Aparecida Quirino,Angela Matera, Ciristiani Bortoluzzi,Leila Daiane Conti,Marino Donizete Tessarolo, Marta Pedroni Pimentel,Thereza Casarini
De acordo com levantamento feito com os alunos do 3º B do período noturno, do colégio Estadual Urbano Pedrone, aplicando as práticas de linguagens, verificou-se que a utilização maior entre eles são; Watsapp, facebook, músicas, desenhos e messenger, mas ficou bem claro que o Whatsapp é o mais prático e rápido e utilizados com maior frequência entre eles.
De acordo com o que pudemos observar temos que trabalhar com os mesmos aulas diferenciadas buscando atingir sua formação integral. Diante do exposto a linguagem se dá como elemento mediador. Aprendemos também que cada situação vivenciada, devemos buscar alternativa nas relações sociais para inserir os educando em cada situação de linguagem que eles utilizam.
Diante dessas práticas aplicadas como instrumento de aprendizagem no âmbito escolar e para fins educativos torna a aula mais atrativa e muitos alunos que talvez não participariam de outra forma, através desse instrumento desenvolve partes das atividades propostas, podendo melhorar a cada momento.
Para eles a linguagem em geral é uma forma de socialização no ambiente escolar, explorando os diversos campos da aprendizagem, podendo atingir os direitos da aprendizagem e a formação humana integral. Acredito que as práticas de linguagem podem ser mobilizadas como ensino e aprendizagem e abrange todas as áreas de conhecimento, contemplando a pluralidade de práticas e valores socioculturais entre outros.
.................
Professora: Rozeli Sfordi
Em diálogo com os alunos do 3º ano diurno, percebeu-se as práticas de linguagens que estão muito presentes entre eles são: watsapp, facebook, dança, músicas e desenhos. Diante dessa conversa, ficou claro que a atual geração está em contato direto com um mundo digital e que nossas práticas pedagógicas deve acompanhar a relidade de nossos alunos, buscando novas práticas para tornar nossas aulas mais atrativas.
Para tal, se faz necessário que os professores façam uso dos meios de linguagem com os quais os alunos tem mais contato, além de aulas práticas em disciplinas como física, química e biologia; aulas de campo em geografia, história, sociologia e também apresentação de filmes contextualizados nas mais variadas áreas,assim as aulas se tornarão mais atraentes e menos repetitivas e “chatas”.
A linguagem em geral é uma fonte de socialização de suma importância tanto em âmbito escolar como social, visando a busca da formação integral do indivíduo.
. .................................................