CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANOEL MOREIRA PENA - FOZ DO IGUAÇU/PR

Reflexão e Ação – Caderno III

Os professores em discussão acreditam que deve haver uma mudança no protagonismo da educação. O professor precisa ser este protagonista e o aluno precisa “querer” aprender, mas isso demanda uma mudança cultural que não depende da atuação somente da escola, mas também da família e das outras instituições sociais.
O currículo poderia ser diferenciado, modificado desde que o aluno chegasse ao ensino médio “letrado”, sabendo ler, escrever e conhecendo de fato as quatro operações matemáticas. Para isso ainda falta investimento e estrutura para melhorar e dar condições da educação.

Questão I -  Alguns professores acreditam que há uma distância entre o que se ensina e o mundo da tecnologia e do trabalho (pois entendem que a tecnologia é o uso de internet e informática,) por falta de tempo e preparo do professor. O currículo atende às demandas, mas falta tempo e estrutura para atingir às expectativas deste currículo.
Há professores que utilizam a informática como forma de usar as tecnologias em sala de aula trazendo um atrativo a mais para as aulas, utilizando uma ferramenta comum aos alunos. Nesta discussão foi lembrado também que o uso de tecnologia não se limita a utilização de internet, mas de outros aparatos modernos (utilizados no campo) que a escola não dispõe para acompanhar as demandas tecnológicas do curso técnico.
Uma escola de ensino médio deveria ser integral, e o que dizer de uma escola que já é integral em função das disciplinas técnicas. Continua sem horário para trabalhar o currículo que existe hoje. Qual seria o horário para atender às demandas destes alunos
Os professores participantes desta discussão acreditam que não estão todos preparados para utilizar diversas tecnologias existentes. Outra dificuldade apontada é a falta de uniformidade cultural (já que recebemos alunos de outras regiões), o que tem dificultado o preparo de aulas para atender essa diversidade.
A contextualização dos temas do currículo é sempre uma preocupação dos professores que algumas vezes é reconhecida pelos alunos, juntamente com a conscientização sobre a implicação futura dos assuntos discutidos em sala, mas a falta de maturidade dificulta o entendimento por parte da maioria dos alunos.
A professora Eulina lembrou que a imaturidade é própria da idade e que isso também deve ser levado em consideração no preparo das aulas.
Foi discutido sobre a participação dos alunos no conselho escolar. E sobre o que fazer sobre a falta de tempo para tanto conteúdo e temas transversais. O aluno percebe quando o professor tem domínio do conteúdo. Os alunos percebem que alguns professores conseguem fazer essa interdisciplinaridade do currículo e que alguns conseguem fazer essa relação com a realidade. Ainda na visão dos alunos, a formação deveria ser mais voltada para a carreira que pretendem seguir.

Questão II - Há necessidade de modernização da escola e falta tempo para todos os assuntos e temas transversais. A proposta do currículo é a formação completa do sujeito, com base no compartilhamento dos objetos de estudo. A prática disso é um sonho dos professores também, porém a falta de interesse dos alunos e a estrutura deficitária dificultam a realização de todos os itens do currículo.
Os professores precisam, com urgência, de reorientação das práticas para um novo perfil da educação.
Em algumas disciplinas do curso técnico a abordagem de temas transversais é facilitada, especialmente em algumas disciplinas do núcleo comum. O tempo é insuficiente para temas tão variados. Alguns professores acreditam que por ser uma escola técnica deveria ser aumentado o tempo das disciplinas técnicas sem que isso implique na diminuição da carga horária das disciplinas do núcleo comum.
Questão III - Os alunos devem ter amplo conhecimento das obrigações e deveres além dos direitos.
É um desafio, no sistema atual, trabalhar a autonomia intelectual devido à falta de tempo e número excessivo de alunos por turma. Embora os professores tentem, a promoção de discussões é difícil.
O professor precisa de estratégias para conseguir atingir os alunos que não são motivados por uma aula tradicional. Deve passar novamente a ser protagonista, assumir sua responsabilidade enquanto profissional da educação (de ter escolhido a educação como profissão em detrimento de outras). A tarefa é árdua e falta tempo para a “construção” do conhecimento. Muito aluno em sala de aula torna impossível a execução de tantas atribuições contidas no currículo.
Além disso, a escola precisa se modernizar.
Questão IV – Como seria o ideal.
Em discussão com os alunos eles afirmam que as disciplinas e conteúdos deveriam ser reduzidos e estudados de acordo com as habilidades dos alunos e direcionadas para a formação profissional que eles desejam.
Os alunos querem mais aulas práticas e percebem quando os professores não estão acompanhando a evolução do método na sua área de atuação. Por outro lado, percebem quando os professores estão preparados para responder às perguntas, mesmo não sendo de sua área de atuação, e também quando conseguem fazer a interligação do tema da aula com a atualidade.
Os professores afirmam que o currículo ideal já está reduzido. O que fazer, então, para adaptá-lo ao pouco tempo de aula como está posto hoje no ensino médio? Na maioria das disciplinas são apenas duas aulas semanais.