CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS –CEEBJA – PARANAGUÁ REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 1 pag.31 Cursistas: Giovana Martins, Inês Seccon, Jennifer Hibari, Lunalva Tavares, Zaniele Lee.

Levantamento de dados considerados importantes para traçar o perfil social, cultural e econômico dos indivíduos matriculados no ensino médio na nossa escola.

Antes é preciso saber quem é esse indivíduo, pois aquele extremamente pobre dificilmente chega ao ensino médio. Os alunos são de origem social diferenciada e capital cultural mais elevado, passaram pelo ensino infantil e possuem diversos equipamentos eletrônicos em casa, como computadores, tablets, aparelhos telefônicos e afins. De modo geral, a percepção que tem da escola é de deficiência na infra-estrutura e professores relativamente ausentes. Ainda assim valoriza a escola como local do encontro e sociabilidade e como necessária para o acesso ao mercado de trabalho. A escola muitas vezes é um lugar chato, mas que tem algum sentido.
A nossa realidade é diferenciada, pois são alunos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), composta por uma clientela trabalhadora, que através dos estudos, terá crescimento econômico e cultural; desempregados buscando uma condição social melhor; mulheres que casaram cedo e interromperam seus sonhos num determinado período; jovens que foram excluídos do ensino regular; jovens que foram para o ensino técnico e não conseguiram acompanhar o ritmo de estudo dos institutos federais.
Nossos alunos responderam uma pesquisa montada por este grupo de cursistas, onde foram questionados sobre a principal tarefa do Ensino Médio; que mudanças eles percebiam na educação brasileira, se elas contribuem na sua formação; como o Ensino Médio poderia harmonizar a formação profissional e a formação para a cidadania; responderam se a estrutura da escola está adequada para o atendimento ao Ensino Médio; se a carga horária do EM, as disciplinas e os conteúdos trabalhados estão de acordo com o que a sociedade exige.
Após as respostas coletadas, estas foram tabuladas e chegou-se a uma conclusão quantitativa pelo que estes alunos esperam desta etapa, especialmente do EJA. Primeiramente, percebe-se que estes acreditam que um modelo de educação para o Ensino Médio, seria uma junção de ensino formativo para a cidadania, neste caso propedêutico, preparativo para o vestibular e processos seletivos diversos, com um ensino técnico profissionalizante.
Ao mesmo tempo em que os alunos percebem que o Ensino Médio é importante para sua formação como cidadãos, preocupam-se também com a necessidade de uma formação profissional conjunta.
Sabendo que se tem uma carga horária diferenciada, eles acreditam que o quadro de disciplinas está de acordo com o que a sociedade exige. Porém em relação à estrutura da escola, os estudantes percebem que esta se encontra em estado precário, não atendendo as necessidades do Ensino Médio.