CEEP PR

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - 2015

REFLEXÃO E AÇÃO 3 (PÁG. 32)

CEEP – PEDRO BOARETTO NETO – CASCAVEL - PR
ORIENTADOR DE ESTUDOS: MARIA VALDENY FERREIRA GOMES
Sheila Graziele Acosta Dias

1 - Problemas (o que precisa ser mudado):

A - Alunos que não apresentam perfil para o curso escolhido.

B - Desistência de alunos que preferem o ensino médio regular.

C- Rotatividade de professores da área técnica.

D- Falta de materiais e equipamentos específicos para a área técnica.

 

2- Impactos negativos (do problema);

A - Diminuição de alunos formados, alunos repetentes ou com baixo rendimento. Muitos alunos que trocam de curso em andamento.

B - Esvaziamento das turmas.

C - Falta de continuidade dos conteúdos específicos de cada curso.

D - Comprometimento na qualidade dos profissionais formados nos cursos técnicos.

 

3 - Ações (para resolver o problema).

A - Palestras sobre os cursos para alunos que vão ingressar no curso, antes do início do ano letivo.

B - Cursos paralelos voltados para o vestibular. Palestras sobre cursos universitários para a escolha da carreira.

C - Formação continuada pedagógica para esses professores, que por serem de áreas diversas, acabam tendo dificuldades com a docência.

D - Maiores investimentos por parte do governo.  Ações para valorização do ensino técnico