PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - 2015
REFLEXÃO E AÇÃO 3 (PÁG. 32)
CEEP – PEDRO BOARETTO NETO – CASCAVEL - PR
ORIENTADOR DE ESTUDOS: MARIA VALDENY FERREIRA GOMES
Sheila Graziele Acosta Dias
1 - Problemas (o que precisa ser mudado):
A - Alunos que não apresentam perfil para o curso escolhido.
B - Desistência de alunos que preferem o ensino médio regular.
C- Rotatividade de professores da área técnica.
D- Falta de materiais e equipamentos específicos para a área técnica.
2- Impactos negativos (do problema);
A - Diminuição de alunos formados, alunos repetentes ou com baixo rendimento. Muitos alunos que trocam de curso em andamento.
B - Esvaziamento das turmas.
C - Falta de continuidade dos conteúdos específicos de cada curso.
D - Comprometimento na qualidade dos profissionais formados nos cursos técnicos.
3 - Ações (para resolver o problema).
A - Palestras sobre os cursos para alunos que vão ingressar no curso, antes do início do ano letivo.
B - Cursos paralelos voltados para o vestibular. Palestras sobre cursos universitários para a escolha da carreira.
C - Formação continuada pedagógica para esses professores, que por serem de áreas diversas, acabam tendo dificuldades com a docência.
D - Maiores investimentos por parte do governo. Ações para valorização do ensino técnico