Orientadora: Simone Mirian Rizental
Grupo: Marcio Santetti, Marisa Cherini, Paula Francieli Santetti, Rosmeila Bernardi, Silvano Matucheski e Vander Fábio Silveira
Resposta da pergunta 01, da Carta 195, de Van Gogh
A tecnologia digital está posta no cotidiano de modo difundido. Apenas o uso da tecnologia pela tecnologia não surte os efeitos pedagógicos esperados. Essa pretensão, em revolucionar o ensino-aprendizagem não é uma inverdade, quanto ao que se refere às Cartas, pois os diversos materiais disponíveis ao artista produzem efeitos diferentes, dependendo do modo como ele se utiliza destes recursos e seus objetivos. Complementando, Van Gogh chama nossa atenção para o tempo adequado para domínio e utilização desta ou daquela técnica. Esta analogia nos é posta ao analisarmos a miríade de técnicas pedagógicas a nossa disposição, devemos escolher quais são as mais adequadas para se atingir este ou aquele objetivo, muitas vezes com as adequações dos conteúdos às séries, devido à estrutura cognitiva e cultural de nosso educando.
Resposta da pergunta 02, da Carta 195, de Van Gogh
Podemos, com o exemplo de Van Gogh, à luz dos instrumentos tecnológicos, levar nossos educandos a compreender as dimensões e importância de aliarmos as várias tecnologias disponíveis no mercado hoje com a aquisição científica ofertada pela escola e usada para termos um bom desempenho de nosso trabalho, tanto na escola, no mercado e no mundo do trabalho. A união dos vários aspectos do conhecimento despertará o interesse pela busca constante do saber, da consciência e da promoção da liberdade.
É necessário que o aluno seja instruído com relação a construção de seus conhecimentos e se perceba como sujeito capaz de construir sua realidade. Assim, neste processo de construção, os diversos conhecimentos científicos e tecnológicos não sejam utilizados apenas na construção de uma realidade física, mas que a construção possa passar também pelo eixo social. Sendo assim, o indivíduo tecnológico é aquele capaz de produzir não somente uma realidade física e prática, mas também social.