TEMÁTICA III
Os elementos que são fundamentais para o currículo e as possibilidades apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre novos arranjos curriculares trazem a necessidade de que na educação básica se efetive integração entre um núcleo de conhecimentos do currículo obrigatório com atividades e opções do próprio interesse do estudante. Com a finalidade de atribuir novos sentidos à experiência escolar e consolidar a identidade do ensino médio como educação básica com vistas à formação humana integral. Isso significa buscar novas formas, viabilizar o diálogo entre os campos da ciência e entre o contexto histórico cultural em que os jovens e adultos do ensino médio se situam.
Na EJA a idade mínima para matrícula é 18 anos completos para o Ensino Médio; os alunos são jovens e adultos trabalhadores, em sua maioria buscam a melhoria nas condições de trabalho, o acesso a cursos técnicos ou nível superior. A proposta curricular do CEEBJA é trabalhada os conteúdos curriculares de forma contextualizada a partir do conhecimento que o aluno já possui e seus interesses, tornando-os significativos, tendo como finalidade formar sujeitos críticos, conscientes e participativos, capaz de transformar a seu cotidiano e a si mesmos, através da autonomia intelectual e moral.
Os conteúdos estruturantes e básicos selecionados na Proposta Curricular da Escola são desdobrados em específicos e trabalhados na prática educativa do professor, organizados a partir dos eixos trabalho, a ciências, a tecnologia e a cultura e contemplam a diversidade dos educandos da escola. Nesses conteúdos específicos o professor trabalha os desafios contemporâneos, de acordo com os interesses e a realidade dos alunos que compõe a escola tendo como objetivo a formação Humana Integral.