Coordenação: Jorgete Maria Zewe Gemin
Grupo de professores; Alex de Cassio Macedo, Beatriz Zagonel de Camargo Mello, Celio Leite Correa, Jael Hara Garcia Lujan, Jaqueline Aparecida Januario, Laura Sueli de Souza, Sheila Pereira Interaminense Correa, Suzi Mary Schmidt, Rubens Nunes dos Santos Filho e Liliana.
REFLEXÃO E AÇÃO I
As atividades propostas nesta reflexão e foram efetivamente realizadas pela professora da área a qual apresentou ao grupo de professores os resultados e a metodologia utilizada para o trabalho destas atividades.
Segue o link para o arquivo produzido pela professora Beatriz.
https://drive.google.com/file/d/0B707sHikNGS6QVJZNmQ1dVgtajQ/view?usp=sh...
fotos da atividade:
https://drive.google.com/file/d/0B707sHikNGS6X0lrb1l6RUhvcEk/view?usp=sh...
ATIVIDADE 1 O COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA
Analise do grupo proposta pela reflexão e ação:
Esta atividade apresenta resultados de uma experiência supostamente realizada por umaluno que pretendiam analisar o comportamento do peixe em questão, nela é possível discutir as características peculiares destes peixes e seu comportamento a partir de gráficos fornecidos pela própria experiência. Diversos aspetos podem ser elencados, porém a atividade avalia principalmente a logica de funcionamento da natureza do ponto de vista da ciência, isso fica evidenciado pelo método empregado na obtenção dos resultados, onde com eles os alunos puderam chegar as suas conclusões através de dados “práticos” e não por suposições. O grupo acredita que este tipo de encaminhamento propicia um desenvolvimento mais pleno do educando, uma vez que possibilita a articulação e dedução de fatos a partir de conceitos e resultados experimentais, promovendo um intercâmbio entre teoria e prática de forma a aproximar o aluno do conhecimento científico.
ATIVIDADE 2 Metabolismo das plantas/ Como ocorre o transporte de água no corpo das plantas.
Analise do grupo proposta pela reflexão e ação:
De uma forma geral, as atividades promoveram de forma prática uma investigação acerca do mecanismo de funcionamento das plantas através do experimento e da observação. Nesta atividade o aluno teve a oportunidade de aprender diversos conceitos tais como; fotossíntese, morfologia da planta, reações químico-físicas ocorridas em todos os processos observados, buscando explicações e definições para as constatações.
Na atividade realizada pela professora Beatriz ficou evidente que a atividade desenvolve a autonomia do aluno, haja vista que os alunos ao observarem os experimentos, formularam questionamentos e hipóteses entre si ( em seus grupos) e muitas vezes recorreram a explicações que excediam a linguagem escrita e a fala, pois o desenho era mais fácil e mais adequado naquele momento.
REFLEXÃO E AÇÃO II
Analise do grupo proposta pela reflexão e ação:
A importância da articulação entre as disciplina da área é fundamental, porém muitas vezes, professores esbarram na falta de estrutura para uso do laboratório, tanto material, humana e da falta de encaminhamentos metodológicos voltados para a ação prática a partir dos conteúdos estudados que valorizem o método científico ( desde o ensino fundamental) instigando a curiosidade e a investigação e que ainda sejam compatíveis com a linguagem de cada série. O grupo acredita que seja possível promover atividades simples; de observação e investigação, com a preocupação de uma explicação científica para os fenômenos observados e uma sistematização criteriosa retomando a teoria e dando sentido a ela.