A direção da escola e a gestão democrática.
A efetiva realização da gestão democrática do sistema de ensino e das escolas não depende somente da legislação ainda que esta seja uma dimensão fundamental . A gestão democrática requer a participação de diretores ,pais,professores ,alunos funcionários e entidades representativas da comunidade local, como parte do aprendizado coletivo. Dentro do limite de participação atribuida a escola não existe uma exclusão de uma maneira geral, há alguns aspectos a pontuar, que limita a participação democrática, tais como =
= calendário escolar
=grade curricular
=semana pedagógica
=eleição Apmf e Conselho escolar
=desvio de função dos auxiliares de laboratório
Já na inclusão ,participamos nas decisões que envolve atividades extra curriculares,planejamentos e compras de materiais didáticos .
Nas duas situações principalmente a da exclusão ficou constatada a falta de reuniões onde possa ter a participação em massa da comunidade escolar ,pois a uma grande dificuldade em reunir os professores e direção.Precisaria criar uma cultura na escola onde reuniões entre Apmf,direção e professores , fossem constantes com a participação de todos,para assim termos realmente uma gestão democratica. Mas precisamos então do comprometimento de todos para resgatar esta cultura.