Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?
A avaliação de aprendizagem é a promoção, aceleração de estudos e classificação, sendo desenvolvida na proposta do Projeto político pedagógico (PPP) da escola. Ela visa assumir caráter educativo, viabilizando especialmente ao estudante a condição de analisar seu percurso e ao professor juntamente com a escola identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas.
A avaliação institucional é realizada a partir do PPP da escola e deve ser avaliada sistematicamente, de maneira que a instituição possa analisar seus avanços e rever o que merece reorientação.
A avaliação externa das escolas e redes de ensino é responsabilidade do Estado (Saeb, Ideb, Enem), tendo como objetivo os processos de ensino aprendizagem, com função diagnóstica, formativa e somativa.
A avaliação educacional é vista hoje como um fenômeno onde há um julgamento promocional carregada de valores complexos, técnico, ético e político.
O maior desafio é romper esse procedimento de senso comum para outra noção de avaliação, na qual sua função seria diagnostica, formativa e somativa.
Qual sua concepção de avaliação e como ela constitui na sua trajetória docente?
A nossa concepção é tentar chegar nos momentos de desafio, e avaliar de forma educativa. Para que os estudantes e docentes acompanhem o seu próprio desenvolvimento e possa mudar este fato. Ficando mais fácil identificar dificuldades individuais e coletivas, como também suas evoluções.