Reflexão e Ação Pg. 26 – Carta Van Gogh
Orientadora: Simone Mirian Rizental
Grupo:
Maria Aparecida Mendes de Souza
Maria Salete da Silva Bozza
Roserlei Salete de Oliveira Furlan
1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
Tanto a ciência como a tecnologia são resultados de uma ação transformadora do ser humano. É considerado cultura e são produzidos e reproduzidos pelo indivíduo. Em relação a cultura houve uma grande evolução, podemos dizer que os métodos mudaram, porém muitos seguem o que passa de geração em geração, afinal a cultura sempre irá permanecer dentro de suas raízes. O trabalho faz parte da evolução tecnológica. Se comparado com a carta vemos que hoje a tecnologia levou o aperfeiçoamento dos traços em relação a utilização do carvão/grafite.
Toda pesquisa e o conhecimento da ciência usa as tecnologias disponíveis, e para que isso aconteça é utilizado dados diferentes em cada pesquisa que realiza, obtendo assim o conceito da realidade social. Ao transformar a realidade e a si mesmo pelo trabalho, o ser humano produz também conhecimento, tecnologia, cultura.
2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discus-
são em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
A Educação tem o trabalho como princípio educativo. O ser humano é produtor de sua realidade podendo se apropriar dela e transformá-la. Para o estudante a pesquisa gera curiosidade e o direciona a busca de novos conhecimentos, com informações e visão do mundo , do senso comum, escolares e científicos. Na escola os componentes curriculares são responsáveis pelo aprendizado construindo assim um conceito histórico.A interdisciplinaridade, como prerrogativa para a produção e organização do conhecimento escolar, é a reconstituição da totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de distintos recortes da realidade, isto é, dos diversos campos da ciência representados em disciplinas. Possibilita a compreensão do significado dos conceitos, das razões e dos métodos pelos quais se pode conhecer o real e apropriá-lo, em seu potencial, para o ser humano. Reflexão e ação Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh. Pág. 26