Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto]
Orientadora Maria Valdeny Ferreira Gomes
Janete Sebben
Josiane Dias
Juceli Zimmermann
Com base neste texto e no que discutimos
anteriormente:
1. Destaque as dimensões da cultura,
do trabalho, da ciência e da tecnologia
presentes nesse trecho da obra.
Inicialmente, o autor faz um questionamento sobre o que os pintores antigos utilizavam como instrumento para desenhar... e responde que provavelmente seria algo semelhante ao lápis, atualmente utilizado, ou seja, que deveriam utilizar a mesma matéria prima ( grafite ), no entanto, ainda bruto, não lapidado. Isso demonstra a dimensão cultural... aquilo que usavam na época. Nesse texto fica registrado que houve mudanças. Do grafite bruto chegaram ao lápis, mostrando que a Ciência conseguiu definir a “parte do grafite” que melhor se adaptava à atividade de desenhar. Também percebe-se que, o conhecimento da ciência levantou a necessidade de desenvolver-se uma técnica para se conseguir extrair as partes do grafite para cada tipo e técnica de desenho, portanto, conseguimos compreender que as dimensões: cultura, ciência e tecnologia se interagem, gerando desenvolvimento do conhecimento na sua totalidade, sem descaracterizar as peculiaridades de cada parte.
2. De que forma ele poderia ser
incorporado como material para discussão
em sala de aula? Em que contexto e
com qual objetivo?
Trabalhando o conteúdo, iniciamos com resgate histórico, contextualizando as diversas fases e transformações humanas, onde o homem é capaz de transformar a realidade, através da apropriação de um conhecimento existente, e produzindo novos conhecimentos. Evidenciando assim, que o homem se sobressai aos instrumentos e à tecnologia ou seja, a obra não é maior que o pintor.