Carta Escrita aos Educandos do Ensino Médio do Colégio Estadual Bom Jesus - EFM pelos Professores do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio - Etapa I - Caderno II

Atividade realizada pelos professores cursistas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
Colégio Estadual Bom Jesus – EFM – Bom Jesus do Sul - PR

Olá estudantes!
Há muito tempo, nós professores estamos refletindo, discutindo e estudando em nossas reuniões, conselhos de classe e cursos de formação sobre os desafios que enfrentamos no cotidiano escolar, sobre como atingir de forma mais concreta o objetivo maior da escola: transformar você aluno, em um cidadão integral, com capacidade de agir e interagir no meio onde vivem e na sociedade como um todo. Porém percebemos, que nossa relação tem se desgastado e nos afastamos cada vez  mais, talvez induzidos pelos conflitos de geração, ou pela individualização causada pelas tecnologias digitais; quem sabe ainda, devido à inversão de valores morais, éticos e sociais da contemporaneidade.
Somos por natureza seres sociais, precisamos então reatar, manter relações amistosas e afetivas, de cumplicidade e de compromisso com o crescimento pessoal de cada um de nós, compartilhar a sua energia juvenil e o nosso conhecimento e experiência e coletivamente construirmos uma sociedade mais humana, onde uma corrente de energia positiva, pró- ativa possa contagiar a todos e utilizarmos a modernização tecnológica e cultural a favor do bem comum, tanto do ser humano quanto da natureza que o envolve.
Podemos fazer da escola um espaço de aprendizagem, de conhecimento, de amizade, de convivência harmoniosa, de afetividade, de construção, onde todos podem desenvolver-se integralmente, podem caminhar juntos rumo ao objetivo comum a todos: uma educação de qualidade em busca de um mundo melhor!
Gostou da idéia? Você pode nos dizer o que está faltando para que isso aconteça. Esperamos sua resposta.
Abraços!
Professores cursistas do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Professores do Ensino Médio Inovador
Colégio Estadual Bom Jesus – EFM
.Setembro/2014

Respostas (na íntegra)

Olá Professores!
Recebemos sua carta e aqui está a resposta, gostaríamos de opinar sobre o melhoramento das aulas, da convivência e da harmonia:
- Melhoramento de internet e mais computadores;
- Laboratório de química;
- Aulas mais diferenciadas;
- Sair, buscar informações pela cidade sobre devidos assuntos;
- Cadeiras mais Confortáveis;
- Programação para os professores aplicarem as provas, para não cair todas no mesmo dia;
- Celulares serem liberados para pesquisa em devidos momentos;
- Mais explicações em algumas matérias que há mais dificuldade;
- Melhorar os livros de leitura, inovar a biblioteca, ter mais escolhas;
- Que os professores de História e Filosofia, sejam mais qualificados e que saibam a matéria, não só ler;
- Banheiros melhores, feminino e Masculino;
- Ar condicionado, consertar ventiladores e tomadas;
- Que em tempos livres, tenha algo para fazer: Tênis de mesa, etc.;
- Não perder tempo indo de colégio pra outro fazer Educação física;
- Reuniões com os pais mais vezes, e se for preciso chamar o pai do aluno individualmente para conversar.
- Mandar trabalhos por email, por ser mais acessível e pratico, e pelo menos uma aula por semana termos aula com notebook, nem que seja em duplas ou trios por computador
- Trabalhos em grupos para apresentação, para que haja maior convivência com os demais colegas
Essas foram às idéias e opiniões de melhoria que os alunos do 1º “A” tiveram, entre um debate com a sala toda. Esperamos que sejamos ouvidos e que tentem melhorar.
Desde já Obrigada!
Abraços 
Alunos da Turma 1º ano “A”
Setembro /2014

Olá professores do Ensino Médio Inovador!
Foi com muito prazer que recebemos vossa carta, notando seu interesse pelo nosso aprendizado e formação social. Eu, Izabela representando da turma do 1º ano “B”, li a carta para meus colegas e juntos discutimos sobre a solução para o tema proposto.
Muito conversamos sobre mudanças e maneiras alternativas de ministrar as aulas, como experiências práticas, dinâmicas e jogos, táticas diferentes e criativas de explicar o conteúdo. Vocês, professores, querem que nos tornemos cidadãos conscientes, mas se não temos contato direto com a comunidade isso não é possível. Pensamos que até a organização da sala deveria ser dinamizada, para que o “fundo da sala” não fique de fora; aliás, porque mesmo os alunos são dispostos em fileiras, ficando uns próximos do professor e outros distantes? Poderíamos nos organizar em círculos, em grupos espalhados pela sala, ou até mesmo o professor poderia mudar de lugar. Mudar de ambiente também ajuda a aliviar o estresse de passar a semana na mesma sala, no mesmo local.
Saber o que queremos?
Isso é fácil, não queremos ficar sob pressão. Não queremos que haja tensão entre professor e aluno, onde deveria existir amizade. Para isso é preciso que mude a visão do professor sobre o aluno. Não somos meras pessoas ocupando espaço. Somos sociáveis. Somos amigos.
Por falar em professor, há exceções que realmente não tem comprometimento ou vocação para tal, estes mais atrapalham do que ajudam. O professor deve ter paciência, nem todos aprendem rápido; deve ser compreensivo, pois não sabe o que o aluno passa fora da escola; deve se aproximar do aluno de forma que este tenha coragem de dizer que não entendeu; não deve fazer pressão para que o aluno entenda e preste atenção, isso nunca funciona. O professor deve dar feedback aos alunos e pedir para que lhe dêem também.
Acreditamos que o aluno deveria ter liberdade para se expressar melhor dentro da escola: expressar suas idéias e opiniões, para formar conceitos e expandi-los
Resumindo, o que queremos é sair do monótono; exemplos? Trabalhos em grupo entre turmas e séries diferentes; experiências fora da sala; viagens culturas; aulas alternativas, onde cada um possa fazer um pouco do que gosta. Parece difícil? Não é. Poder escolher a decoração e disposição da sala, poder escolher o assunto da aula ter uma explicação mais detalhada do conteúdo, com vídeos, músicas, livros, dinâmicas, slides; tudo isso e um professor não tão briguento podem nos fazer pregar o olho na aula e aprender muito mais.
Em vossa carta foi citada a idéia de compartilhar energias, conhecimentos e experiências, e isso só é possível se tivermos liberdade para fazê-lo.
Finalizando! Professores, lembrem-se, sempre vai haver dois ou três alunos que atrapalham a turma. Não se deixem abater pelo desinteresse de alguns. Ser educador é uma missão, e ninguém disse que era fácil. Tudo o que precisamos é que acreditem em nosso potencial e que não desistam de nós.
Obrigada! Abraços.
1º ano “B”
Colégio Estadual bom Jesus – EFM.
Setembro /2014
    
 

Prezado Professor
Viemos através desta carta dizer que estaríamos de acordo em voltamos a manter relações amistosas e efetivas, porém queríamos que tivéssemos mais confiança, sermos mais ouvidos.
Querem que sejamos novamente amigos, mas sempre estamos errados quase nunca temos razão.
Queríamos mas atenção, com o ensino em tempo integral fomos deixados de lado e isso fez com que nos afastássemos, todos olham apenas para eles esquecendo-se de nós.
Nos sentimos deixados de lado, esquecidos pela escola, pelo diretor, que raramente aparece; sempre os melhores professores vão para lá e aqui mais parecem improvisados, em muitas matérias ficamos com dúvidas, pois pedimos explicações e alguns professores não sabem responder o que acabaram de ler.
Queríamos apenas isso atenção e confiança para que pudéssemos conviver melhor.
Abraço dos Alunos do 2º Ano.
Setembro de 2014

Caros Professores !
Após analisarmos a carta que nos enviaram, viemos através deste dizer que, compreendemos sua preocupação conosco, e que devemos aceitá- los em seu modo de ser e agir, mas também precisamos de seu entendimento sobre a nossa realidade, em relação a forma em que vivemos nos dias atuais.
Segundo o que nos afirmaram, temos uma sociedade para construir futuramente, então, precisamos de sua colaboração e compreensão para buscar e alcançar a afetividade que nos pedem, para que possamos usufruir de nossa energia juvenil e assim, compartilharmos conhecimento e novas experiências.
Em relação a utilização da modernização tecnológica e cultural, necessitamos de inovações na forma do ensino, com atividades práticas que possa nos envolver na nossa sociedade, ou seja , no meio cultural e assim, viver em harmonia, onde podemos caminhar e nos desafiar em busca de uma educação de qualidade, para que esta seja o alicerce das próximas gerações, mas para isso precisamos por em prática as idéias e não apenas deixar no papel e mudarmos a concepção de que os alunos são apenas seres que não tem capacidade de pensar e ensinar, somente de aprender.
Estas são as nossas idéias.
Atenciosamente 2° ano “B” – Colégio Estadual Bom Jesus.

Professores
Há muito tempo estamos analisando as atitudes de todos, ambos queremos ter uma convivência harmoniosa, mas nem todos os indivíduos colaboram, há falta de respeito de ambos as partes, implicância com alguns alunos, há muita política envolvida em sala de aula por parte de alguns, comparação de turmas que são melhores ou piores ou com os próprios filhos, alegam baixa auto estima; que nem todos tem capacidade de chegar a um vestibular. Reconhecemos que estamos errados usando tecnologias sem necessidade mas ambas as partes violam a lei estabelecida.
Alguns se ofendem sem  necessidade, nem tudo o que é falado é ofensa.
A escola poderia melhorar com mais matérias para utilizamos os laboratórios para ser realizadas experiências e aulas diferenciadas.
Todos estão a procura de uma convivência melhor.
Abraços.
Alunos do 3º “A”.

Setembro 2014

Professores!
Após uma reflexão, a Turma chegou à conclusão que:
Dentro da escola o maior problema é a falta de compreensão de ambos; a falta de respeito de alunos e de professores.
Alguns professores, tem preguiça de dar aula, só passam trabalhos e resumo de livros, há grande implicância de alguns professores com os alunos, e enorme falta de disposição dos professores.
A grande politicagem dentro da sala de aula, os apelidos em geral humilhando e também discriminando os alunos, e alguns ainda falam da falta de capacidade de alcançar uma universidade se não estiver integrado dentro de cursinhos preparatórios para o Enem e vestibulares.
Muita antipatia e frieza com os alunos, trabalhos difíceis e pouca explicação.
Pouco material existente na escola, para realizar experiências e aulas práticas, principalmente nas áreas da ciência.
Por parte de alguns professores os alunos são forçados a realizar tarefas contra sua vontade.
Por parte de algumas pessoas que realizam serviços gerais há antipatia,  falta de educação e compreensão com os alunos.

Alunos da 3° “B”
Setembro 2014

Professores!

Nos alunos do 1º Ano “C” do Colégio Estadual Bom Jesus -E.F.M pensamos o seguinte: por que a internet é mais comunicativa do que o estudo? Porque para nós alunos, a internet é mais fácil de ver as coisas e de se comunicar. Os professores explicam e explicam e no final eles pedem para nós entendeu? Nós respondemos sim, mas não entendemos nada, a gente não pergunta por medo de ser zoado pelos colegas ou até mesmo da resposta estar errada.
Para nós alunos o tem  que melhorar é o nosso respeito com os professores; haver computadores novos, mais pesquisas e mais materiais nos laboratórios, queremos mais aulas práticas e orais e mais vídeo aula, teria que ter um laboratório no nosso colégio, todo ano teria que ter uma feira de ciências.
Nos alunos temos que mudar no colégio, nosso aprendizado nosso conhecimento. Mudar na amizade na convivência na afetividade e na construção.
Alunos da 1° “C”
Setembro 2014

Professores!
Nos, alunos do terceiro ano do ensino médio, temos alguns pedidos a fazer, por que também como os professores sentimos falta de uma relação melhor entre alunos e professores. Mas nós alunos, na maioria tentamos sempre estabelecer uma amizade com os professores, o que facilita com toda a certeza o nosso aprendizado, porém, alguns professores  não abre “espaço” para que isso aconteça, são muito bravos exigentes até demais, como nos casos de nos mandar estudar da 00:00 às 6:00, se não tivermos tempo durante o dia, o que nos deixa sem vontade de aprender, e não prestamos atenção, queremos mais atenção, mais calma e menos desprezo nas horas que temos dúvidas, desprezo este devido a desatenção de uns 3 ou 4 alunos que ficam bagunçando em sala de aula no momento da explicação.
Sobre o ensino médio inovador, achamos que muitas coisas ficaram sem se colocar em prática. Estamos desde o início do ano escutando falar sobre ele, mas alguns professores ainda não trabalham nesta perspectiva e se estamos nele, nada mais justo que todos se engajem.
Precisamos de melhorias no laboratório de ciências ouvimos professores falarem sobre ele, mas nós alunos o usamos muito pouco.
O laboratório de informática, ele existe, mas não podemos usá-lo, por falta de computadores em condições de uso. Um laboratório assim, nem se pode dizer que é de um colégio que funciona dia e noite com aulas para o ensino médio.
Pedimos também a proibição de professores darem aula durante todo o dia e a noite, pois chegam exaustos e reclamando do cansaço, e o pior é que por vezes, descontam o estresse acumulado durante todo dia em nós, alunos da noite. E para finalizar queremos pedir mais respeito, por que como vocês também o exigem claro que é errado faltamos com respeito em relação a alguns deles, mas se querem respeito, primeiramente que também nos respeitem.
Atenciosamente, 3º ano do Ensino Médio Noturno.
Setembro 2014.