Reflexão e ação II - Caderno IV
Estamos diante de um texto publicado na forma de livro, no qual o autor é um pintor, se referindo ao seu trabalho e aos instrumentos que tinha disponíveis na época. Refere-se a diferentes técnicas de pintura, à forma como a natureza pode ser captada a partir de cada uma delas e, ao mesmo tempo, já trazendo dúvidas sobre o papel do instrumento tecnológico na autoria da obra. Com base neste texto e no que discutimos anteriormente:
Questões para reflexão:
Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
Téo é irmão de Van Gogh, existe uma forte relação de amizade, devido o distanciamento de ambos, escrever cartas era uma forma de continuar estabelecendo contado. A atuação de Van Gogh no mercado de trabalho se deu muito jovem, semelhante aos tempos dos jovens da pós-modernidade, em que estudantes do Ensino Médio começam ter as primeiras experiências de trabalho com 15 anos.
Van Gogh, com 15 anos, já trabalhava no comércio na cidade de Haia e aproximadamente com 20 anos foi morar em Londres e posteriormente em Paris, onde acabou sendo reconhecido na época, pelos trabalhos que desempenhava. Seus interesses por assuntos religiosos o levaram estudar Teologia em Amsterdã, em seguida tornou-se pastor. Chamou-lhe atenção, a forma de trabalho dos mineiros da cidade, desta forma elaborou diversas pinturas no carvão.
Após retornar para Haia, dedicou boa parte do seu tempo à pintura, que era construída a carvão e, devido as influências da Escola de Haia, seus trabalhos utilizavam técnicas de jogos de luzes, (tecnologia avançada para época, pois para obter luz era necessária lamparina acesa com óleo de baleia, embora fosse bastante tóxica). Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.
Em 1886 foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu importantes pintores representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas. Passados 2 anos, saiu de Paris e foi para Arles, ao sul. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Neste contexto que pintou várias obras com girassóis, e fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida: A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França, e fundaram um centro artístico na região. No início, a relação entre os dois era tranquila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas.
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois
Desta forma a Cultura segundo o texto é o próprio ambiente do ser humano, socialmente formada com valores, crenças, objetos, conhecimentos, etc.
Ciência como produto do processo de hominização que só pode aparecer em suas fases superiores. Não é um produto arbitrário do pensamento, mas representa a forma mais completa em que se realiza a adaptação do homem à realidade.
Tecnologia como uma coleção de sistemas, incluindo aí não apenas instrumentos materiais, mais igualmente tecnologia de caráter de organização (sistema de saúde, de educação) projetada para realizar alguma função.
Tecnológico, portanto, não é apenas o que transforma e constrói a realidade física, mas igualmente aquilo que transforma e constrói a realidade social.
De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?
Trazer as cartas de Téo para sala de aula é retratar a época da vida de diversos pintores, entre eles Van Gogh. Isso se dará pela história, permitindo uma viaje na cultura local, suas características, a vida camponesa, o material mais avançado para pintura e forma de escrever as cartas, o carvão, a pena. Após período de desenvolvimento aparece uma das mais nobres tecnologias, que perduram até os dias atuais, o lápis. Trabalhar as telas de Van Gogh buscando os contornos da pintura, os recursos empregados, como o óleo, o carvão, o lápis.
É uma viajem no tempo, observando que nos diversos períodos, a história sempre foi escrita retratando as dificuldades, como a ciências, o trabalho, as tecnologias e a cultura local, todo o processo da vida no século XVIII, muita dedicação, vontade de fazer, aprender e, principalmente como as escolas influenciaram a vida das pessoas.