Caros alunos,
Os professores do Colégio Victório Emanuel Abrozino que estão participando do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, consistindo em um grupo de estudos que se reúne aos sábados alternados, com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao cotidiano escolar para melhorarmos a qualidade de ensino desta instituição elaboraram algumas ações e uma delas é através dessa carta conversar com vocês, sobre os seus interesses, anseios e necessidades. Os professores e pedagogos elencaram alguns itens que julgam interessante para construirmos um ensino que realmente represente o que o jovem pensa e necessita para seu projeto de vida. Dentre eles: Planejamento em rede; aprendizagem contextualizada com o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura; discussão com os alunos sobre o papel da escola na construção do conhecimento.
Nós refletimos sobre artigos de alguns autores que indagam sobre novas formas de subjetivação juvenil engendradas no cenário contemporâneo e que tem repercutido sobre a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com a escola de ensino médio. Privilegiou-se como elemento de análise, a forma como alunos e alunas elaboram suas identidades e se relacionam com informações com a presença de novas mídias contemporâneas, as quais influenciam significativamente na formação de novos saberes. Para tanto, perspectivas teóricas sociológicas, psicossociais e educacionais foram utilizadas, tecendo-se um cenário que apresenta dilemas e perspectivas na relação de jovens e adolescentes contemporâneos com as práticas de escolarização que ainda se apresentam nas escolas de ensino médio. Os autores concluem que a escolarização nesta etapa do ensino, para ser efetivada, não poderá ignorar as novas configurações subjetivas desses sujeitos e as novas mídias utilizadas pelos jovens, o que vem a gerar nova demanda educacional para atuais e futuros professores.