Carta produzida coletivamente por professores participantes do Pacto do Ensino Médio, Setembro de 2014, Curitiba/PR
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - O jovem como sujeito do ensino médio
Caderno 2 - Reflexão e ação
Como “virar esse jogo” e construir novos relacionamentos entre professores e seus jovens estudantes? Que tal promover uma conversa sobre a questão dos sentidos do estar na escola para professores e estudantes? Que tal elaborar estratégias para promover o reconhecimento mútuo?
Escolhemos redigir uma carta aos nossos jovens estudantes para que se revelem além de suas identidades uniformizadas de alunos, iniciando um novo campo de conhecimento sobre quem são? Como vivem? O que sentimos? Como podemos nós aproximar? Podemos ajudá-los a construírem seu futuro? Podemos melhorar seu presente?
Queridos alunos (as) convivemos diariamente e nem nos conhecemos direito. Sabemos que vocês têm tantos sonhos e isso é necessário pelo fato, se deixarmos de sonhar perderemos o sentido para a vida. Se você não os tiver, busque-os e os cultive-os incessantemente, porque assim chegará a algum lugar. Quero e já me sinto parte desse sonho, muito embora você não percebe e eu também não deixo transparecer. Gostaria que soubesse o quanto espero sua vitoria e realização, pois ao lhe passar o conhecimento e a cultura farei parte da formação de um cidadão capaz de progredir, e contribuir para o bem de muitos e juntos colaborar com mudanças que venham somar para que a sociedade seja mais justa e você em seu total amadurecimento saiba dar valor as pequenas coisas, dar valor as pessoas e tudo o que penso em lhe passar são experiências que o faz pensar os verdadeiros valores morais, e no futuro quando ouvir seu nome como alguém que fez a diferença, ficarei orgulhosa, pois seu diploma não é mais um quadro de enfeite em sua parede, e sim um troféu da calçada da fama onde o cidadão que é você chegou em primeiro lugar na maratona da vida em seu dia a dia.
Encontro realizado nas dependências do Colégio Estadual Pio lantéri - EFM
Colaboradores - Iolanda, Silene, Marilei, Celso, Geise, Vera, Carla e Dulciner.
Orientadora - Cristiane