Carta ao Estudante

CARTA AO ESTUDANTE:

Querido estudante,

Escrevo-lhe esta carta a fim de expor meus anseios e de toda a equipe docente em relação ao espaço social que se denomina escola, assim como ao público que a compõe.
Vivemos em um momento de muitas mudanças, que afetam diretamente o convívio social entre as pessoas em especial vocês que são a geração em pleno desenvolvimento e formação de caráter e personalidade.
O mundo está em conflito; as tecnologias tomam conta de tudo e os bombardeiam com informações; as famílias estão modificando sua base, surgindo novos modelos de casais; o casamento é uma instituição quase falida; a violência vem sendo banalizada; as corrupções assolam os governantes que se envolvem cada vez mais em escândalos; enfim, teríamos muito de que falar, entretanto nada justifica jovens sem amor, sem respeito, sem objetivos.
O slogan reforça a ideia “Vocês são a geração do futuro”, mas sinceramente, sentimo-nos preocupados com este futuro e com esta geração.
Nossa preocupação consiste em ver jovens tão alienados, vivendo o momento de forma tão irresponsável como se não houvesse amanhã. Usando entorpecentes; iniciando a vida afetiva e sexual muito cedo, e praticando sexo sem segurança; uma juventude meio perdida, sem saber o que querem para si, para o mundo e para todos que estão em sua volta; uma juventude sem planejamento, sem querer formar uma família, praticando a solidão em meio a multidões. Uma juventude que pratica a automutilação, que necessita de mais psicólogos, psiquiatras, medicamentos que controlem suas ansiedades, o comportamento hiperativo e as depressões que lhes assolam por encontrarem-se tão perdidos. Uma juventude que faz da escola apenas palco de encontro social, sem privilegiar toda a cultura e conhecimento que ali se encontra e que está disposta a vocês para lhes auxiliar em todo o seu crescimento como cidadão pleno e atuante, e ainda mais, como pessoa, como ser humano.
Se você estudante, não se encontra em nenhum destes exemplos, parabéns! Mesmo assim, vale a pena que se inteire no assunto a fim de que possa auxiliar seus amigos que se encontram nestas situações e necessitam de rumo. Aos que de alguma forma se identificaram, peço-lhes mais determinação, mais objetivos, mais metas a serem alcançadas. Vivam o momento sim! Mas um momento planejado, organizado, sem excessos, visando um futuro; que muitas vezes não será em longo prazo, mas sim tão próximo que nem sequer podemos imaginar.
Vejam os exemplos tidos como negativos e mostrem o contrário, que podem fazer melhor, e que nossa preocupação é em vão!
Se procurarmos estabelecer um diálogo é porque acreditamos em vocês; acreditamos na sabedoria que os permeia; e acima de tudo “os vemos como futuro da nação!”
Vejam nossos anseios como conselhos; conselhos de uma equipe que dedica muito de seu tempo se preparando para torná-lo melhor, o mais atuante, o que fará a diferença dentro de seu contexto e do mundo em que vive!
E assim despedimo-nos, acreditando no poder das palavras e acima de tudo no poder da reflexão que reside em vocês.
Um forte abraço,

Equipe docente: EverliFerreira Alves Andrioli, Luciana Tavares Miranda,Marisa Celestino, Marly Serafim, Nádia Regina Teixeira, Tatiani Ermelina Alves.