A CANA DE AÇÚCAR E SUAS IMPLICAÇÕES

Anna Luiza Leme Calgaro da Fonseca
Arlete Calgaro da Silva
Edna Alvarenga
Izabel Cristina Alves
Rosilene Aparecida Ferneda Lucacin

RESUMO

O cultivo da cana de açúcar tem sido tema para discussões ligadas ao meio ambiente e sua preservação nos últimos anos. Na escola estas reflexões também vem sendo vivenciadas, temas como este ligados a educação ambiental fazem parte do dia a dia do aluno, devendo contribuir para a formação crítica e ativa de todos. Como proposta sugeriu-se no desenvolvimento deste trabalho pesquisa em laboratório de informática e exposição de trabalhos com alunos do 3º Ano A do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida de Mariluz-Pr.

Palavras-Chave: Cana de açúcar; Meio Ambiente; Educação Ambiental.

ABSTRACT

The cultivation of sugar cane has been subject to discussions related to the environment and its preservation in recent years. At school these reflections is also being experienced , issues like this linked to environmental education are part of everyday life of the student, should contribute to the critical and active training of all. Proposal as suggested in the development of this work research in the computer lab and exhibition of works by students of the 3 year of the course The State College of Teacher Education José Alfredo de Almeida Mariluz -Pr .

Key- Words: Sugar cane; Environment; Environmental education.

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a produção de cana-de-açúcar provoca diversos impactos no meio ambiente, e dentre estão à redução de toda biodiversidade, causada principalmente pelo desmatamento e pela implantação desta monocultura. A emissão de gases causadores do efeito estufa devido à queima da palha da cana de açúcar no período da colheita se mostra um ambiental observado.
Todo o processo de produção de álcool e açúcar através da cana de açúcar envolve várias etapas, dentre elas está a queima da cana para facilitar o corte manual, toda esta prática prejudica o ambiente e vem sendo discutido diretrizes e Leis que regularizem esta etapa sendo substituída por práticas que preservem o ambiente.
O presente trabalho é baseado em uma pesquisa bibliográfica básica e aplicação atividades práticas em laboratório de informática, exposição dos conteúdos colhidos e posterior debate de informações e ideias construídas com alunos do 3º ano A do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida em Mariluz-Pr.
Objetiva-se com este estudo, refletir sobre os efeitos e as causas ambientais do plantio e colheita da cana de açúcar, bem como, de todo processo que envolve a produção de álcool e açúcar, proporcionando aos educandos uma maior reflexão sobre o tema.

O AMBIENTE E O CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR: A REALIDADE DE MARILUZ-PR

Iniciamos este estudo refletindo sobre a história e realidade atual do município de Mariluz-Pr. Sabe-se que esta possui uma Área 433,170 km², possui cerca de 10.541 habitantes segundo dados do IBGE (2015).
Este município fica margeado ao sudoeste pelo rio Piquiri e ao nordeste pelo rio Goioerê, as margens destes rios são compostas por terras agricultáveis, explorada basicamente pelas culturas de soja e milho e nos pontos mais altos  são compostos por terras mistas e arenosas explorada principalmente pelo plantio de cana de açúcar.
Se tratando da produção de cana-de-açúcar, sabe-se que esta provoca diversos impactos no meio ambiente, e dentre estes, está à redução de toda biodiversidade causada principalmente pelo desmatamento. A implantação desta monocultura gera ainda a emissão de gases causadores do efeito estufa, isto se dá devido à queima da palha da cana de açúcar no período da colheita.
Temos na nossa região, no município de Moreira Sales –Pr, cidade vizinha de Mariluz-Pr, a Usina de Açúcar e Álcool Goioerê – Ltda, que foi fundada no ano de 1978 pelo grupo Okamoto.

FONTE: <http://www.tribunadecianorte.com.br/cidades/2013/08/acucar-continua-mais-rentavel-do-que-etanol-para-usinas-da-regiao/863265/>

Atualmente a Usina de Açúcar e Álcool Goioerê – Ltda, emprega cerca de 2.000 funcionários no total, sendo que destes cerca de 500 funcionários são residentes em Mariluz, desempenhando as mais diversas tarefas, desde serviços gerais, motoristas, cortadores de cana, entre outras.
A usina citada trabalha na produção de açúcar e álcool, cultivando cerca de 19.189,51 hectares em terras próprias e arrendadas, destas cerca de 7.385,83 são cultivadas no município de Mariluz-Pr (USINA DE AÇÚCAR DE ÁLCOOL GOIOERE, 2014). A área total de terras cultiváveis de Mariluz é de 40.017 hectares, dessa forma a Usina utiliza cerca de 18,45% do total de terras para o plantio desta monocultura.
Em relação a preservação ambiental:
A empresa, voluntariamente, assumiu oficialmente o compromisso com a sociedade e se comprometeu a desenvolver ações econômicas de forma ética e transparente. O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos - nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, baseadas em dez princípios (USACUCAR, 2015).

Contudo, ainda se vê que práticas como a queimada da cana de açúcar ainda é praticada pela empresa nas áreas onde ocorre o corte manual, esta prática segundo a empresa justifica-se pela necessidade do depalhamento da cana para a realização do corte manual.
Mas, muitas são as propostas e Leis sobre a proibição de práticas como a queima da cana de açúcar no Estado do Paraná, segundo Ferreira e Dinkhuysen (2015) um decreto prevê a eliminação da queimada da cana até o ano de 2030, desde que exista tecnologia viável a substituição desta prática.

A queima da palha equivale à emissão de 9 kg de CO2 por tonelada de cana, enquanto a fotossíntese da cana retira cerca de 15 toneladas por hectare de CO2. Assim, a cultura da cana-de-açúcar mostra-se extremamente eficiente na fixação de carbono, apresentando um balanço altamente positivo, já que absorve muito mais carbono do que libera na atmosfera (ANTUNES et al., 2011, p.3).

PRODUÇÃO DE AÇÚCAR E ALCOOL DA CANA DE AÇÚCAR

Na indústria, a cana pode ter dois destinos: produção de açúcar ou de álcool. Para a produção de açúcar, as etapas industriais são: lavagem da cana; preparo para moagem ou difusão; extração do caldo: moagem ou difusão; purificação do caldo: peneiragem e clarificação; evaporação do caldo; cozimento; cristalização da sacarose; centrifugação: separação entre cristais e massa cozida; secagem e estocagem do açúcar.
Já a produção de álcool envolve as seguintes etapas: lavagem da cana; preparo para moagem ou difusão; extração do caldo: moagem ou difusão; tratamento do caldo para produção de álcool; fermentação do caldo;  destilação do vinho; retificação; desidratação: álcool anidro ou hidratado (EMBRAPA, 2015).

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho é desenvolvido baseado em uma pesquisa bibliográfica básica e aplicação atividades práticas em sala de aula com alunos do 3º ano A do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida em Mariluz-Pr.
Foi proposto aos alunos a realização de uma pesquisa em laboratório sobre: Produção do açúcar e álcool através da cana de açúcar; prejuízos ambientais da queimada da cana de açúcar; Leis e Resoluções que atendam a esta temática.
Este projeto, contou com professores e alunos em uma participação ativa de todo grupo envolvido no desenvolvimento das atividades que são marcadas acima de tudo por atitudes reflexivas e criativas no desempenho das ações propostas necessárias para obtenção dos objetivos.

RESULTADOS

Com as ações empreendidas pode-se colaborar com a construção de novos conhecimentos pelos alunos, demonstrando que através da pesquisa, do questionamento, da busca por soluções para o problema ambiental encontrado novos caminhos são encontrados, formando uma consciência crítica e ativa em todos os educandos.
Para melhor reflexão foi apresentado aos alunos conceitos teórico ligados a cultura da cana de açúcar, desde seu plantio, sua colheita e a produção do açúcar e álcool. Demonstrando através de um fluxograma link < http://www.nativealimentos.com.br/pt-br/fluxograma/> como se dá o processo de cultivo e colheita até a chegada da cana de açúcar na usina para ser processada.

Após o trabalho inicial com os alunos para reflexão sobre a temática proposta, os alunos foram encaminhados ao laboratório de informática do Col. Est. José Alfredo de Almeida para que pudessem colher suas próprias informações sobre os impactos que a cultura da cana de açúcar provoca no ambiente. Para um melhor trabalho os alunos foram separados em grupos para posterior apresentação das informações obtidas.

Percebemos que estes novos conhecimentos proporcionaram reflexões e discussões entre todos a respeito do modo de produção e prejuízo ambiental causado pelo plantio e por práticas como a queima da palha da cana de açúcar.

Em outro momento os alunos puderam apresentar seus resultados, foi exposto todas as informações que colheram compartilhando com os demais alunos e professores suas novas experiências.

Como resultado das informações encontradas todos os alunos foram orientados a expor suas ideias e assim compartilharam com seus colegas todas as informações colhidas.
 

Estas atividades foram marcadas por momentos de criatividade, busca por informações, questionamentos e meios para melhorar esta situação apresentada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que atividades que envolvam conhecimentos ligados ao meio ambiente são de grande importância para a formação crítica e cidadã do aluno na atualidade. Dessa forma, propor ações na escola que levem o educando a questionar e até mesmo propor alternativas para melhoria e preservação ambiental são essenciais para a formação do aluno.
A educação ambiental na escola faz parte dos conteúdos propostos para trabalho em sala de aula parte necessária para a formação integral do aluno, diante disso, propôs se discutir sobre o cultivo da cana de açúcar, a produção de açúcar e álcool e todo prejuízo causado pelas práticas desenvolvidas neste processo ao ambiente.
Com a realização de todas as atividades propostas, desde a pesquisa em laboratório de informática até a exposição de todos os resultados encontrados pelos alunos, muito se pode adquirir em conhecimentos e contribuir para a formação crítica do aluno, preparando o mesmo para intervir e buscar modificações com vistas à preservação ambiental.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, J.F.G.; AZANIA, C.A.M.; AZANIA, A.A.P.M. Impactos ambientais da queimada de cana de açúcar. Cultivar. 2011. Disponível em: <http://www.grupocultivar.com.br/sistema/uploads/artigos/27-01_gc_cana.pdf> Acesso em: 20 Out. 2015.

EMBRAPA. Processamento da cana de açúcar. Disponível em <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_102_22122006154841.html> Acesso 18 Out. 2015.

FERREIRA, Alana Smuk; DINKHUYSEN, Maria do Amaral. Queimada controlada no Paraná deve ser eliminada até 2030. Disponível em <http://www.conjur.com.br/2014-abr-07/queimada-controlada-cana-eliminada-parana-2030> Acesso 14 Out. 2015.

IBGE. Estatística populacional – Censo 2010. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_parana.pdf> Acesso 14 Out. 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARILUZ. Histórico. Disponível em <http://www.mariluz.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=61> Acesso 01 Out. 2014.

USINA AÇÚCAR E ÁLCOOL GOIOERÊ - LTDA. Imagem Usina Açúcar e ÁlcoolGoioerê – Ltda (Grupo Usaçucar). Disponível em <http://www.tribunadecianorte.com.br/cidades/2013/08/acucar-continua-mais-rentavel-do-que-etanol-para-usinas-da-regiao/863265/> Acesso 10 Out. 2015.

USACUCAR. Usina Santa Terezinha – Unidades de Produção. Disponível em <http://www.usacucar.com.br/usacucar.php#menu> Acesso 10 Out. 2015.